O vereador José Luis Fornasari, o Joi (PPS), recebeu, nesta semana, resposta a requerimento de informações de sua autoria, no qual questiona a Prefeitura sobre a possibilidade de implantar farmácia de dispensação nos prontos-socorros municipais. No pedido de informações, protocolado no início de janeiro, o parlamentar afirma ter sido procurado por diversos munícipes, os quais reclamam do fato de as farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficarem fechadas durante o final de semana.
Na resposta da Prefeitura, assinada pelo secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, o representante da Administração Municipal afirma que o município está servido de estabelecimentos privados que aderiram ao programa federal “Aqui tem Remédio Popular”. Cada um desses estabelecimentos preconiza seu horário de atendimento, muitos deles bastante ampliados, inclusive noturnos e durante finais de semana. “O elenco selecionado pelo programa referencia os medicamentos essenciais para tratamento de atenção primária, portanto, possibilitando a acessibilidade de medicamentos”, disse Rodrigo.
Em relação à informação dos medicamentos elencados na rede pública, o secretário de Governo destaca que, há cerca de um ano e meio, foram implantados diversos banners, em locais visíveis à população, além de ampla divulgação nos meios de comunicação, assim como em todos os consultórios da lista de padronização. Ainda na resposta, Rodrigo afirma que a Secretaria de Saúde fará outra orientação nos locais de prescrição, com o apoio dos demais gestores, para conscientização dos profissionais que prescrevem a medicação.
Publicado em: 07/02/2013 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal