Um pedido do vereador José Luis Fornasari, o Joi (PPS), está sendo parcialmente atendido pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste. De forma emergencial, a autarquia está reforçando a cabeceira da represa de Cillo, no Parque das Águas, além de abrir a comporta para que a água não passe sobre o extravasor, causando erosão nas duas bases de contenção. Essa medida paliativa visa a evitar eventuais vazamentos antes da contratação de empresa especializada para a recuperação por completo da cabeceira e dos três contentores.
“Venho cobrando essas medidas há alguns meses, preocupado com o possível rompimento da represa, que afetaria diretamente os moradores dos bairros Santa Alice, Sartori, Jardim Conceição, Batagim, Icaraí e Beira Rio, todos localizados às margens do ribeirão dos Toledos, além de danificar toda a represinha Santa Alice, a principal captadora de água bruta do município, podendo comprometer o abastecimento de água de uma grande parte da população”, disse Joi.
As obras, iniciadas nesta semana, ainda não têm previsão de conclusão. Além de terra, a cabeceira do açude tem sido reforçada com pedras brutas. “Os contentores de velocidade das águas que saem do extravasor estão comprometidos pela ação do tempo e falta de manutenção. A parte inferior de um deles, inclusive, já foi carregada pelas águas”, explica o parlamentar, ressaltando que essa medida tem de ser concluída antes do período de chuvas mais pesadas.
Publicado em: 12/12/2012 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal