CÂMARA COMEMORA 143 ANOS E HOMENAGEIA EX-VEREADORES

Para comemorar os 143 anos do Legislativo, a Câmara de Vereadores de Santa Bárbara d’Oeste realizou nesta quinta-feira (18), no plenário Dr. Tancredo Neves, uma cerimônia festiva para lembrar a data de instalação da primeira Câmara Municipal, que ocorreu no dia 26 de setembro de 1869, após o município ter se tornado independente politicamente de Piracicaba.

Estiveram presentes ao evento, o presidente da Câmara, Erb Oliveira Martins, o Uruguaio (PPS), os vereadores Anízio Tavares (DEM), Edison Carlos Bortolucci, o Juca (PSDB), Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR) e Carlos Fontes (PSD), secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Eliel Miranda, representando o prefeito Mário Heins (PDT), o prefeito eleito Denis Andia (PV), além dos homenageados, familiares e amigos.

Durante o evento foram homenageados nove ex-vereadores que atuaram na Câmara durante a 31ª, 32ª e 33ª legislaturas, nos períodos de 1977 a 1992: Antonio Carlos Barbosa, Paulo Calvino, Sebastião Adail Ribeiro, Fause Jorge Maluf, José dos Santos, Natale Giacomini, Edson Garcia Ramos, Reinaldo Corse e Oronízio Antonio de Miranda. Os ex-vereadores Marcos Benedito Bignotto, Valdir Bellan e Maria José Cavedal dos Santos Mano (motivo de saúde), não compareceram à solenidade.

A Corporação Musical União Barbarense, sob a regência do maestro Rogério Souza Lima, abrilhantou o evento. Esta foi a terceira vez que o Legislativo organizou evento para festejar o aniversário de instalação da primeira Câmara no município.

“Tenho orgulho de ser lembrado pela Câmara Municipal”, agradeceu o ex-vereador Paulo Calvino. “Para mim é motivo de muita honra, estou feliz de participar do evento”, afirmou José dos Santos. “Essa homenagem é o reconhecimento daquilo que fizemos para a cidade como parlamentar”, comentou Natale Giacomini.

“Esse evento objetiva resgatar a história da Câmara e, ao mesmo tempo, destacar sua importância ao longo desses anos para a vida política da cidade, bem como prestar homenagem aos vereadores que passaram com muita dignidade por esta Casa”, afirmou o presidente Uruguaio.

HISTÓRIA

No dia 26 de setembro de 1869, às 10h, foi realizada a sessão extraordinária pela Câmara da Constituição (Piracicaba) para a instalação da Câmara barbarense, mas os vereadores locais não compareceram à sessão.

Após serem convidados a prestar juramento e tomar posse do cargo por dois vereadores piracicabanos nomeados pelo presidente da Câmara da Constituição, Eulálio da Costa Carvalho, naquele mesmo dia, ao meio-dia, na residência de Joaquim Benedito do Amaral, reuniram-se os vereadores da Constituição e os vereadores barbarenses para a sessão de posse dos sete primeiros parlamentares do município: Tenente Antônio Teodoro de Oliveira e Souza, Joaquim Benedito do Amaral, João Batista Lino, Cesário Cavalheiro Leite, José Ferraz de Campos, João Soares de Godoi e Joaquim Gonçalves de Oliveira Martins, sob a presidência do primeiro por ter recebido o maior número de votos.

Publicado em: 19/10/2012 00:00:00