VEREADORES SUGEREM QUE GALERIA DE PREFEITOS PASSE A SE CHAMAR ISAÍAS ROMANO

Por meio de requerimento protocolado na Câmara, os vereadores José Antonio Aborihan Gonçalves, o Zeca (PCdoB), Anízio Tavares da Silva (DEM), Carlos Fontes (PSD), Danilo Godoy (PP) e Fabiano Ruiz Martines, o Pinguim (PV), pedem informações à Administração com relação à denominação da Galeria de Prefeitos exposta no saguão do Paço Municipal de Prefeito Isaías Hermínio Romano.

Segundo os parlamentares, seria mais uma justa homenagem a este homem de visão e sem medo de arregaçar as mangas, figura impar na política barbarense, grande homem que sempre confiou em Deus, as suas decisões.

Para eles, o ex-prefeito conhecido por Romaninho, teve e sempre terá seu nome nos memoriais e na mente do povo da cidade, um homem que ousou sonhar e sempre confiante em Deus, conseguiu avançar em uma época de dificuldades.

Isaías Romano tinha orgulho de contar que chegou em Santa Bárbara d’Oeste em 1949, como um simples mecânico de automóveis e caminhões e para montar sua oficina mecânica utilizou dinheiro da venda da mobília de sua casa, na época 12 contos de réis. Com o dinheiro, de acordo com o requerimento, ele adquiriu as ferramentas iniciais. Na política, foi vereador entre 1956 e 1959 e prefeito em dois mandatos, de 1977 a 1983 e 1989 a 1992.

Romano atuou também ativamente em outros setores, como presidente da Associação Comercial e Industrial, presidente fundador da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e presidente da 1ª FACISB (Feira Agro Comercial e Industrial de Santa Bárbara).

Os vereadores também destacam a luta e a insistência de Romano para construir o prédio da prefeitura na avenida Monte Castelo. “Foi uma luta e muitas críticas, pois todos achavam que era exagero, hoje, o prédio é pequeno demais para tantos setores e departamentos que ocupam outros locais”, afirmam.

Além da possibilidade de se adicionar o nome prefeito Isaías Romano na Galeria de Prefeitos, os parlamentares perguntam sobre a possibilidade de se criar um memorial no Paço Municipal, pois foi justamente o prefeito Romano que em 1979 deu início à construção do prédio.

Publicado em: 08/05/2012 00:00:00