PROJETO DE AUTORIA DO VEREADOR ZECA AUTORIZA ELIMINADORES DE AR EM TUBULAÇÕES DE ÁGUA

Foi protocolado, hoje (17), na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 136/2011, o qual dispõe sobre a autorização para que os usuários dos serviços de água no município instalem equipamentos eliminadores de ar na tubulação de água do hidrômetro. A proposta, de autoria do vereador José Antonio Aborihan Gonçalves, o Zeca (PCdoB), conta com o apoio de Carlos Fontes (PSD) e Danilo Godoy (PP).

Na justificativa do projeto, Zeca afirma que os hidrômetros não distinguem ar e água, obrigando o consumidor a pagar mesmo pelo ar que percorre pela tubulação e fazer os marcadores dos hidrômetros girarem mais rápido. “Após o esgotamento das tubulações distribuidoras, por questões operacionais voluntárias (manobras) ou involuntárias (manutenção, reparo), o ar ocupa esse espaço. Quando a rede é novamente posta em operação, a água comprime o ar, carregando-os para pontos de consumo, fazendo com que os hidrômetros registrem consumos irreais e penalizando o consumidor duas vezes”, disse. Zeca afirma, ainda, que esses índices representam, em média, 35% a mais na contagem de metros cúbicos, gerando alterações contra o consumidor nos valores das contas.

Publicado em: 17/11/2011 00:00:00