Notícias

Notícias da Câmara

EM MOÇÕES, DITINHO REAFIRMA PROPOSTAS LEVANTADAS NA 1ª CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE

     O vereador Ditinho Ferreira (PP) protocolou ontem (26) as moções 90/08 e 91/08 que manifestam apelo ao ministro da Educação, Fernando Haddad, ao secretário de Educação Profissional, Eliezer Pacheco, e ao prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, José Maria de Araújo Júnior (PSDB), para que eles atendam a diferentes propostas da juventude barbarense, realizadas durante a 1ª Conferência da Juventude.

     Ao ministro da Educação, ele pede a instalação de unidade federal de ensino profissionalizante em Santa Bárbara d’Oeste. Já para o prefeito José Maria de Araújo Júnior, o vereador solicita a destinação de áreas de lazer que os jovens da cidade possam utilizar no período noturno.

     Na moção 90/08, Ditinho destaca o projeto do Ministério da Educação, que pretende criar 20 novas unidades de Ensino no Estado de São Paulo, com investimentos de cerca de R$ 600 milhões. “Temos a informação da criação de novos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e do encaminhamento de Projeto Lei contendo a reorganização da rede federal de educação ao Congresso Nacional”, afirmou.

     Por isso, o vereador pede ao ministro Fernando Haddad e ao secretário de Educação Profissional do MEC, Eliezer Pacheco, que considerem a cidade de Santa Bárbara d’Oeste para a criação de unidade federal de educação profissional e tecnológica. “O município conta com população de aproximadamente 180 mil habitantes e um grande percentual de jovens. Além disso, a cidade possui excelente localização, ficando entre municípios importantes como Piracicaba, Limeira, Americana e Campinas.” 

      Ele também afirma que a instalação de uma universidade federal poderá colaborar significativamente para o desenvolvimento da cidade, possibilitando até a atração de novas indústrias, e empresas para a cidade e para a região. Esta unidade, além de atender a população jovem local, poderá atender também aos jovens das cidades da região.

     Por fim, o vereador cita em sua propositura que, durante a realização da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, os jovens barbarenses levantaram como desafio “Garantir a qualificação profissional dos jovens e sua preparação e exigências do mercado de trabalho”.

     Na moção 91/08, que deve ser encaminhada ao prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, ele destaca que entre as propostas apresentadas durante a 1ª Conferência da Juventude está a ampliação dos espaços esportivos e culturais. O vereador afirma que, por falta de espaço destinado ao lazer, os jovens barbarenses já utilizaram vários espaços públicos e até particulares para descontração, entrosamento, manifestações artísticas e integração, sendo reprimidos de diversas formas.

     Atualmente, o “point” utilizado pelos jovens da cidade é a Praça da Migração, mas no local existem várias residências. “O avançado horário em que as atividades se estendem tem gerado reclamações dos moradores das proximidades. E isso vem causando mal-estar entre os jovens, que só estão lá por não terem outras áreas para se reunirem”, disse.

     Ainda segundo o vereador, a repressão que tem ocorrido com os jovens em diversos pontos da cidade, como Tivoli Shopping e postos das avenidas Monte Castelo e Brasil, assim como na Praça da Migração, desrespeita o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que entre outras coisas, assegura o direito à liberdade. Ditinho destaca também que os jovens têm direito ao lazer e aos tempos livres, e que tanto a União, o Estado e o Município devem estimular e facilitar a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer, conforme especifica o ECA em seu artigo 59.
 





Publicado em: 27/06/2008 00:00:00

Publicado por: Câmara Municipal