Notícias

Notícias da Câmara

JOI E ADEMIR PARTICIPAM DE REUNIÃO SOBRE PROGRAMA DE RECICLAGEM DE ÓLEO

Visualize fotos

      Os vereadores José Luis Fornasari, o Joi (PPS); e Ademir da Silva (PT) participaram na tarde de hoje (11) de uma reunião no gabinete do secretário de governo, Gilmar Margato, com representantes de diversos setores para acertar detalhes sobre o Programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha Usado, batizado de ProÓleo – Programa de Olho no Óleo. Elaborado por meio das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Governo, seu objetivo é reduzir o descarte do resíduo na rede coletora de esgoto e no solo.

      Além dos vereadores e de Margato, participaram da reunião a diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Patrícia Pulcini Donaire; o presidente da Recicoplast (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Reciclagem de Resíduos Sólidos de Santa Bárbara DOeste), Antônio Valentim de Oliveira; e representantes do DAE (Departamento de Água e Esgoto), da Secretaria de Saúde e de Educação.

      “Fiquei satisfeito com o encontro, pois agora temos definido o local que abrigará o reservatório do óleo. O tanque será instalado nas próprias dependências da Recicoplast, no Conjunto Habitacional dos Trabalhadores”, afirma Joi, lembrando que a obra já foi autorizada pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e deverá seguir as regras da companhia. 

      O vereador, que protocolou uma indicação pela coleta seletiva do óleo no começo deste ano, entrará em contato, nos próximos dias, com a assistente social do centro comunitário do Conjunto Habitacional Roberto Romano para verificar a possibilidade de o local receber o óleo separado pelos moradores da região, onde começará a ser implantado um projeto-piloto.

      A proposta da Secretaria de Meio Ambiente é distribuir pontos de entrega voluntária em escolas, igrejas, centros comunitários e unidades de saúde e outros locais de grande fluxo de pessoas. “Temos que fazer alguma coisa antes que o mundo vire um verdadeiro lixão. Sem contar que, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a coleta do óleo beneficiará os 12 catadores membros da associação”, diz Oliveira.

      Joi acrescenta que, assim que for acertado o aluguel de um caminhão apropriado, começará também a coleta seletiva de materiais como plástico, papel e vidro. Os primeiros cinco bairros onde o caminhão trafegará são: Jardim Alfa, Jardim Panambi, Vila Grego, Residencial Furlan e Jardim Primavera. Ademir, presidente da Comissão Permanente de Políticas Urbanas e Meio Ambiente, lembra de uma outra etapa: “Pensamos também na coleta tecnológica, com o descarte adequado de pilhas e baterias”.
 





Publicado em: 11/04/2011 00:00:00

Publicado por: Câmara Municipal