Notícias

Notícias da Câmara

JUCA PRESIDE REUNIÃO SOBRE SEGURANÇA COM REPRESENTANTES DAS POLÍCIAS E COMERCIANTES

Visualize fotos Visualize fotos

     O vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB) presidiu hoje (10) uma reunião no plenário da Câmara Municipal onde estiveram presentes o delegado titular do município, João Sérgio Marques Batista, o tenente Júlio Cesar Neves representando o Batalhão da Polícia Militar, o Comandante Joel Soares, da Guarda Civil Municipal e o presidente da Acisb (Associação Comercial e Industrial), José do Carmo de Freitas juntamente com comerciantes do município. Também participaram o presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM) e o vereador Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT).

     Alguns comerciantes, que foram vítimas de assalto e roubo nos últimos dias, estiveram participando da reunião e mostraram preocupação com o número de ocorrência no comércio e pediram providências para que as polícias possam trabalhar em conjunto para conter esta onda de violência na região central da cidade.

     Orlando Santos Oliveira Filho, gerente da loja Cybelar, afirmou no encontro que “a insegurança não acontece só na cidade de Santa Bárbara d’Oeste e que a Cibelar possui circuito de segurança com alarme e câmera mas os ladrões se mostraram audaciosos porque fizeram o furto logo após as 22h quando ainda havia muita gente na rua”.

     O tenente Júlio Cesar Neves disse que a Polícia Militar está trabalhando em escala extra na ação denominada “Natal Seguro”, inclusive nos sábados e domingos e que várias prisões foram efetuadas neste mês e todas as terças-feiras fazem reunião de comparação com as ocorrências para definir as áreas que merecem mais policiamento e ressaltou a necessidade dos comerciantes registrarem as ocorrências por menores que sejam e que as características físicas dos assaltantes são importantes para que seja colocado em um sistema chamado Fotocrim que faz a análise através de um banco de dados que ajuda na busca de suspeitos.

     O comandante Soares, da Guarda Municipal, ressaltou que fazem um trabalho de prevenção que é um fator inibidor de crimes e sugeriu a necessidade de concurso para contratação de guardas porque possui um contingente reduzido e que o território da cidade é grande e que as viaturas fazem um trabalho por setor mas quando precisam se deslocar para uma ocorrência, o setor que era para ser patrulhado fica desguarnecido.

     O delegado João Sérgio afirmou que a vítima sempre quer ser atendida e que a polícia trabalha tendo como limite a lei e sugeriu aos comerciantes mais solidariedade e que vejam o problema no coletivo testemunhando e reunindo o maior número de detalhes para que haja um conjunto de provas para que possam prender os marginais.Sugeriu que os comerciantes juntamente com os representantes do poderes Legislativo e Executivo criem projeto de segurança e monitoramento e que o governo federal possui verba para este fim.

     O presidente da ACISB, José do Carmo de Freitas, destacou a necessidade de um policiamento ostensivo e que os comerciantes devem fazer ocorrência sempre que for vítima para que a polícia possa ter estes dados e que trabalhem nos locais com maior frequência.

     As autoridades informaram que estão fazendo o trabalho da melhor forma possível para dar segurança à população e colocaram-se à disposição dos comerciantes no que for possível.

     O vereador Juca Bortolucci agradeceu a presença das autoridades e dos comerciantes e disse que vai trabalhar junto ao Poder Executivo para elaborar um projeto de segurança e monitoramento e que vai solicitar ajuda a deputados federais para que possam ajudar na captação dos recursos necessários junto ao governo federal.

 


 





Publicado em: 10/12/2010 00:00:00

Publicado por: Câmara Municipal