Santa Bárbara d’Oeste terá, nas próximas semanas, a Associação dos Artesãos e Amigos do Artesanato. Com o apoio do presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), a categoria tem participado de reuniões para definir a estrutura da futura entidade que irá defender os interesses da classe e fortalecer a atividade comercial de forma organizada.
Ontem (23), na Câmara Municipal, foi realizada a segunda reunião do grupo, da qual participaram 30 profissionais, para esclarecimento de dúvidas para elaboração do estatuto da associação. O presidente Anízio Tavares e o assessor técnico, Davi Evangelista, conduziram a reunião com os artesãos da cidade. Os vereadores Carlos Fontes (DEM), Danilo Godoy (PSDB) e José Luis Fornasari, o Joi (PPS), participaram do encontro.
Na reunião, os artesãos decidiram pela elaboração do estatuto da associação. O documento será apresentado à Comissão Provisória de oito membros no próximo dia 30 de novembro, às 19h30, na Câmara. No dia 16 de dezembro, à noite, na Câmara, será realizada a Assembléia Geral para a aprovação do estatuto e a eleição da primeira diretoria da associação, composta por 12 membros. Após a elaboração do estatuto e eleição da diretoria, a entidade deverá ser registrada no cartório para ser oficializada.
Para Anízio Tavares, a formação da associação nasceu da vontade dos próprios artesãos. “Fui procurado por eles que queriam ter uma associação na cidade. Como para montar uma entidade não é tarefa fácil, precisa de advogado, várias reuniões, eu me propus a ajudá-los a legalizar a associação dando o apoio que eles precisam”, contou o presidente do Legislativo.
Anízio disse que muitas famílias sobrevivem da atividade do artesanato e elas não contam com o apoio necessário, apenas participando de uma feira periódica na área central. “Com a criação da associação, espero que eles (artesãos) possam crescer na cidade, terem força na reivindicação de seus direitos, expandir as atividades para outros municípios da região e, acima de tudo, desfrutarem de uma renda melhor para sua sobrevivência”, concluiu Anízio.
Publicado em: 24/11/2010 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal