EM REUNIÃO COM VEREADORES, REPRESENTANTES DO IBGE EXPLICAM RESULTADO DO CENSO 2010

Visualize fotos Visualize fotos

Representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estiveram hoje (18) na Câmara Municipal, em reunião com vereadores, para esclarecer algumas dúvidas relativas ao Censo 2010. Segundo levantamento realizado neste ano, Santa Bárbara d’Oeste conta com 178,5 mil habitantes, média de 3,28 por domicílio, quantidade inferior à estimativa realizada pelo próprio instituto em 2009, que apontava 189,5 mil moradores no município. O crescimento em relação a 2000, quando foi realizado o Censo anterior, também desapontou muitos munícipes. Há 10 anos, Santa Bárbara contava com pouco mais de 170 mil habitantes, média de 3,6 por domicílio.

De acordo com Milto Tavares, coordenador de subárea do IBGE de Americana, a diferença em relação à contagem populacional feita neste ano e a estimativa do IBGE se deve a uma falha na projeção de crescimento populacional a partir de 2000. “Desde aquele ano, o instituto trabalhava com expectativa de crescimento demográfico, mas essa taxa em todo o País, principalmente no Estado de São Paulo, apresentou desaceleração, como pudemos constatar agora”, afirmou. Em relação ao pedido de recontagem feito pelos parlamentares, Tavares descartou essa possibilidade. Ele apontou ainda que, para a conclusão do Censo, será estimada uma média de 2,28 habitantes para cada um dos 495 domicílios fechados no município, o que representaria mais 1 mil munícipes.

Durante a reunião, o vereador Carlos Fontes (DEM) afirmou ter recebido diversas reclamações de moradores que não receberam a visita de recenseadores e afirmou que, apesar das explicações, continua com dúvidas em relação à quantidade de habitantes no município. Segundo ele, pelo fato de não ter atingido 200 mil habitantes, Santa Bárbara d’Oeste ficará com participação menor no Fundo de Participação dos Municípios e receberá menos repasses também do governo estadual, principalmente na área da saúde. Ele também questionou o levantamento feito no Conjunto Habitacional Roberto Romano e recebeu o convite para que acompanhe a visita do IBGE ao local, para confirmar a realização da pesquisa.

O presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), também disse estar inconformado com o resultado da pesquisa, tendo em vista o crescimento da cidade nos últimos 10 anos. Ele destacou que a conferência no Roberto Romano será importante para verificar se a pesquisa não apresentou falhas. “Se nessa visita ao Roberto Romano percebermos que a maioria da população realmente não foi visitada, teremos mais condições de solicita nova pesquisa”, afirmou. Além de Anízio e Carlos Fontes, também participaram da reunião os vereadores Danilo Godoy (PSDB), Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), Edison Carlos Bortolucci, o Juca (PSDB) e Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PDT). O vice-prefeito Luis Vanderlei Larguesa, acompanhado de advogados da Prefeitura, também esteve presente no encontro.

Publicado em: 18/11/2010 00:00:00