Notícias

Notícias da Câmara

Cidades inteligentes é tema de encontro do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia

Visualize fotos

A Câmara barbarense sediou, nesta manhã (24), mais uma reunião do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia (IC&T), com o tema "Inovação aplicada aos municípios: cases de sucesso de Limeira e Barueri em tecnologia, mobilidade, serviços digitais e eficiência pública". Durante o encontro, os convidados Roger Willians, secretário de Tecnologia e Eficiência de Limeira, e Randal Silva, secretário de Inovação de Barueri, discorreram sobre as iniciativas adotadas nas áreas de transformação digital, mobilidade urbana, inovação tecnológica e gestão pública eficiente.

 

Além dos palestrantes, a mesa de trabalho foi composta pelo vereador Lúcio Donizete, idealizador do fórum, e por Fábio Zoppi, da Intentos Ventures. O evento reuniu gestores públicos com experiência na implementação de soluções tecnológicas voltadas à modernização da administração municipal e à melhoria dos serviços oferecidos à população. Entre os participantes estavam Mônica dos Santos e Octávio Augusto, do Centro Paula Souza; Marcos Rodrigues, das Faculdades Anhaguera; Marcos Corrêa, da Prefeitura de Piracicaba; Wellington Silva, diretor do Ciesp SBO; Mario Yagami, coordenador de atividades técnicas e pedagógicas do Senai; Marcelo de Lima, da Unidade Regional de Ensino de Americana; Matheus Mendes, Sesi SOB; e os advogados Marcelo Dezorzi e Ticius Godoy.

 

Willians explanou sobre serviços já em funcionamento em Limeira, como plataformas digitais por meio das quais é possível agendar consultas nas UBSs; conectar empregadores e pessoas em busca de trabalho, como uma agência de empregos on-line; além da tramitação de processos internos e protocolos externos da administração municipal. Já Randal Silva destacou a conectividade em Barueri com mais de 180 pontos de Wi-Fi gratuito por toda a cidade, assim como Prontuário IA, inteligência artificial integrada ao prontuário do paciente, e o Cadastro Cidadão, sistema para cadastro único do cidadão, com digitalização de documentos, fotos e impressão digital.  

 

O encontro desta quarta-feira integra as atividades do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia, criado para fomentar o debate sobre desenvolvimento tecnológico e inovação no município. A proposta do fórum é estimular a troca de experiências entre gestores, servidores públicos, representantes da sociedade civil, empresários e profissionais interessados em inovação, contribuindo para a construção de soluções que possam ser aplicadas à realidade local.

 





Publicado em: 24/06/2026 12:14:18

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565