CÂMARA COMEMORA 141 ANOS E HOMENAGEIA EX-VEREADORES

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

Para comemorar os 141 anos do Legislativo, a Câmara de Vereadores de Santa Bárbara d’Oeste realizou sexta-feira (24), no plenário Dr. Tancredo Neves, uma cerimônia festiva para lembrar a data de instalação da primeira Câmara Municipal, ocorrida no dia 26 de setembro de 1869, após o município ter se tornado independente politicamente de Piracicaba.

Ao evento, compareceram o presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), o prefeito Mário Heins (PDT), o presidente da Câmara de Nova Odessa, José Mário Moraes (PMDB), o representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) subseção Santa Bárbara, Daniel Heleno e o diretor do Senai, Cláudio Teti. Também participaram os vereadores Carlos Fontes (DEM), Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), Laerte Silva (PSDB), Joi Fornasari (PPS), Erb Oliveira Martins, o Uruguaio (PPS), Juca Bortolucci (PSDB) e Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), ex-vereadores, secretários municipais e o público em geral.

Durante as comemorações, foram realizadas apresentações musicais da Corporação Musical União Barbarense e do Coral Infanto-Juvenil da Fundação Romi, além de palestras com a professora Vera Lúcia Argente Prando e com o historiador Antonio Carlos Angolini, do Cedoc (Centro de Documentação Histórica) da Fundação Romi.

Ainda durante o evento, foram homenageados 12 ex-vereadores de legislaturas mais antigas: Isaías Hermínio Romano, Walter Landucci, Virgílio Pinto, Gilberto Colla, Nelson Sartori, Clóvis Haddad, Márcio Rangel, José Maria Crivellari, Lister Antonio Covolan, Luiz Egídio de Godoy, José Ribamar Marques de Moraes Rêgo e Wladimir Sartori. Os atuais parlamentares também receberam homenagem.

Por iniciativa do presidente Anízio Tavares, esta foi a primeira vez que o Legislativo organizou evento para festejar o aniversário de instalação da primeira Câmara no município. “Sentimos a vontade de fazer essa solenidade para homenagear os vereadores que passaram por esta Casa há 50, 60 anos, e que prestaram grandes serviços ao município”, destacou o presidente. O evento não teve custo algum para os cofres públicos e a Câmara agradece o apoio recebido dos alunos do Senai e da Padaria Tempão, do Jardim Ipiranga, em Americana.

REPERCUSSÃO

Para o advogado Clóvis Haddad, que foi vereador entre 1964 e 1968, a homenagem foi gratificante. “Foi muito significativa essa homenagem em reconhecimento ao trabalho que realizamos”, disse. O jornalista Virgilio Pinto, que exerceu a vereança de 1960 a 1963, considerou elogiou a iniciativa. “A homenagem é bastante agradável e nos trouxe satisfação e o presidente Anízio está reconhecendo o nosso trabalho”, afirmou, lembrando que naquela época a atividade de vereador não era remunerada. “Era mais vocação e o desejo de defender os interesses dos cidadãos e zelar pelo desenvolvimento do município”.

O ex-presidente José Ribamar Marques de Moraes Rego, que exerceu mandato de 1969 a 1973 e de 1977 a 1982, considerou a homenagem da Câmara  emocionante. “A ideia do presidente Anízio e com o apoio dos vereadores, deixou em mim uma emoção muito grande, pois é a primeira vez que vi esta Casa prestar homenagem tão singela a ex-vereadores”, elogiou.

Nelson Sartori, vereador por três mandatos, de 1964 a 1968, de 1969 a 1973 e de 1983 a 1988, disse que naquela época era difícil ser vereador, porque o trabalho era voluntário. “Se viajasse, perdia o dia de trabalho e não ganhava nada da Câmara”, relembrou. Sobre a homenagem recebida, ele disse: “Isso é ótimo porque a gente está na história política da cidade e é bom para o povo lembrar dos vereadores que passaram pela Câmara”.

Publicado em: 27/09/2010 00:00:00