Notícias

Notícias da Câmara

DITINHO APELA POR ÁREAS DE LAZER EM QUATRO BAIRROS

      È de autoria do vereador Ditinho Ferreira (PP) a moção 65/08 que manifesta apelo ao prefeito José Maria de Araújo Jr (PSDB) para que viabilize a instalação de áreas de lazer nos Bairros Jardim das Orquídeas, Jardim das Laranjeiras, Jardim Barão e Planalto do Sol II.

     No documento, o parlamentar esclarece que, segundo a Lei Orgânica do Município em artigo 256, diz “O Município apoiará e incentivará as práticas esportivas como direito de todos”.

     A mesma lei, em seu artigo 257, diz que o município proporcionará meios de lazer sadio e construtivo à comunidade através da instalação de parques infantis, centros de juventude, ou até mesmo reserva de espaços verdes ou livres, em forma de parques, bosques, jardins, como base física de recreação urbana.

     “O Jardim das Laranjeiras e Jardim Barão foram criados em 1978, e o Jardim das Orquídeas em 1982, e ambos até hoje ainda não contam com equipamentos urbanos de lazer, apesar de existirem espaços onde poderiam ser instalados equipamentos para este fim”, diz Ditinho.

     Ele lembra também que o número de habitantes que residem nesses bairros é grande, sobretudo crianças que não contam com áreas para as práticas esportivas, culturais ou de lazer em seu tempo livre.

     Ditinho deixa claro que, para o desenvolvimento das crianças, especialistas afirmam que tais espaços são fundamentais para a criação de uma cultura da criança constituída de elementos culturais quase exclusivos e caracterizada por sua natureza lúdica, visto que as brincadeiras coletivas que se desenvolvem nestes espaços, são muito importantes no aprendizado da vida em grupo e no desenvolvimento do sentimento comunitário.

      “É impossível negar a importância de tais espaços, visto que o aumento da população urbana não foi acompanhado pelo desenvolvimento da infra-estrutura, gerando desníveis na ocupação do solo e diferenciando marcadamente, de um lado as áreas nobres, concentradoras de benefícios, e de outro a periferia, verdadeiro depósito de habitações”, completa.

     Para ele, essa situação é agravada, sobretudo se considerarmos que, cada vez mais, as camadas menos favorecidas da população vêm sendo expulsas para a periferia, e, portanto, afastadas dos serviços e dos equipamentos específicos para a prática do lazer: “justamente as pessoas que não podem contar com as mínimas condições para o lazer em suas residências, e para quem o transporte adicional, além de economicamente inviável, é muito desgastante”, emenda.

     “No atual processo de urbanização, não apenas em Santa Bárbara d’Oeste, mas também em outros municípios do Brasil, cada vez menos, localizamos espaços que sirvam como ponto de encontro das comunidades locais, como o futebol de várzea, ou os folguedos infantis”, entende Ditinho.

     O parlamentar afirma também que as praças, além de constituírem o equipamento mais apropriado para que o lazer possa se desenvolver, na vida diária das pessoas, funcionam também como elementos de enriquecimento da paisagem urbana.

     “Novos equipamentos específicos de lazer para as cidades, além de contribuir de maneira significativa para uma vivência mais rica da cidade, quebram a monotonia dos conjuntos, estabelecendo pontos de referência e mesmo vínculos afetivos”, finaliza o vereador.

 

 


 

 

 

 





Publicado em: 26/05/2008 00:00:00

Publicado por: Câmara Municipal