PREFEITO SANCIONA LEI QUE INSTITUI DIA DO GARÇOM NO CALENDÁRIO DE EVENTOS

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos

Aproveitando a realização do 2º Encontro de Garçons de Santa Bárbara d’Oeste, ocorrido ontem (9) nas dependências da antiga Usina Santa Bárbara, o prefeito Mário Heins (PDT) assinou a lei municipal que institui no calendário oficial de eventos do município o Dia do Garçom, a partir de projeto de lei aprovado na Câmara de iniciativa do vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR). Essa data será comemorada, anualmente, no dia 11 de agosto.

Estiveram presentes ao evento, o presidente da Câmara, Anízio Tavares (DEM) e os vereadores Juca Bortolucci (PSDB), Carlos Fontes (DEM) e Danilo Godoy (PSDB). Também compareceram os secretários Paulo D’Elboux (Cultura e Turismo) e Gilmar Margato (Governo), presidente do Fundo Social, Ana Lúcia Luz, presidente da Associação dos Engenheiros, José Carlos Teixeira e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da categoria de Piracicaba e Região, Francisco Dantas.

Um público de 1,5 mil pessoas, entre profissionais, familiares, convidados e autoridades participou do jantar dançante, animado pela Banda Hackmann. De acordo com Kadu, a lei tem por objetivo homenagear os garçons, que possuem umas das profissões mais antigas e que faz parte da cultura popular. “O atendimento, quase sempre personalizado, faz que os garçons se tornem, em alguns casos, personagem folclóricos de bares e restaurantes. Sem uma boa equipe de garçons, nenhum estabelecimento do setor alimentício conquista sucesso”, afirmou o parlamentar, acrescentando que pretende lutar juntos aos deputados para que os 10% da tradicional gorjeta possam ser incorporados à Carteira Profissional desses trabalhadores.

Ao assinar a lei municipal, Heins destacou a importância dos garçons e garçonetes. “A classe desses trabalhadores presta um grande serviço à comunidade na área de serviços e eles atuam numa área que mais gera postos de trabalho. É uma justa homenagem a esses trabalhadores que contribuem para o desenvolvimento do país”, disse o prefeito, lembrando que o Dia do Garçom tem tudo para ser uma data marcante no calendário da cidade.

GARÇOM CROSS

Garçons realizando um percurso com vários obstáculos, com bandejas com utensílios nas mãos e muita habilidade para não deixar cair nada. Estas foram algumas das cenas vistas por barbarenses que passaram pela Praça Coronel Luiz Alves ontem durante a realização da gincana “Garçom Cross”, como parte das comemorações do 2º Encontro de Garçons de Santa Bárbara d’Oeste. Foi uma série de disputas, provas e brincadeiras que mostraram todas as habilidades de garçons de toda a região. Ao todo, foram 22 profissionais que se arriscaram pelo percurso com inúmeros obstáculos e monitorados por uma equipe multiprofissional de atividades esportivas do SESI (Serviço Social da Indústria) de Santa Bárbara d’Oeste.

Todos os participantes receberam medalhas e os primeiros colocados, nas categorias garçom e garçonete, receberam prêmios e troféus. Houve espaço também para o garçom mais velho e o vencedor foi o piracicabano Lázaro Leite da Silva, que tem 82 anos e exerce a atividade há 60. Fernanda de Souza, Benedita Rosa e Ana Paula Martins ficaram em 1º, 2º e 3º lugares na categoria garçonete, respectivamente. Já na categoria garçom, Lázaro Roberto da Silva realizou a prova no menor tempo, seguido por Joaquim Bibiano e Fábio Pinheiro.

As atividades foram realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo e contaram com apoio do SESI e do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes, Hotéis e Similares de Piracicaba e Região.

Publicado em: 10/08/2010 00:00:00