O vereador Celso Ávila recebeu, nesta semana, resposta ao Requerimento nº 388/2025, que trata do funcionamento parcial das farmácias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santa Bárbara d’Oeste. A preocupação do parlamentar surgiu diante das frequentes reclamações da população sobre dificuldades em obter medicamentos nesses locais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um cronograma diário é emitido com os horários e a escala de funcionamento das farmácias, com o objetivo de orientar os usuários a procurarem as UBSs mais próximas que estejam com atendimento disponível, sendo que algumas unidades têm funcionamento reduzido ou excepcional.
No documento enviado ao Legislativo, o secretário municipal de Governo, Joel Cardoso, informa que as UBSs dos bairros 31 de Março, São Fernando, São Francisco e Cruzeiro do Sul estão operando apenas em meio período. Já as UBSs dos bairros Esmeralda, Vista Alegre e São Francisco funcionam de forma excepcional, com horários que divergem dos regulamentares. Sobre as manifestações de descontentamento da população quanto aos horários de funcionamento dessas farmácias, Cardoso explica que o quadro de profissionais ainda não está completo e que a Administração Municipal segue realizando estudos e levantamentos para recompor a equipe, visando o pleno atendimento da demanda nas farmácias das UBSs.
Frente ao retorno recebido do Poder Executivo, o vereador Celso Ávila destacou que seguirá acompanhando de perto a situação e cobrando soluções efetivas para garantir o acesso da população aos medicamentos de forma digna e eficiente. “A saúde pública precisa funcionar de forma plena. O cidadão não pode ser penalizado por falta de estrutura ou planejamento. Estamos atentos e buscando as melhorias necessárias”, afirmou o parlamentar.
Publicado em: 12/08/2025 10:35:31
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565