Cerca de 80 alunos da Escola Estadual “Coronel Luiz Alves” participaram hoje (7) da quarta reunião simulada do Projeto Câmara do Futuro, na sede do Legislativo barbarense. Os estudantes da 4ª série debateram e aprovaram três moções, dois requerimentos e duas indicações durante a sessão. O presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), e os vereadores Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PDT), e José Luis Fornasari, o Joi (PPS), estiveram presentes no Plenário durante a reunião, para cumprimentar os alunos.
Na sessão de hoje, entre as proposituras, destacam-se três moções de aplauso. A primeira delas homenageia o soldado Marcelo dos Passos Santos, da Polícia Militar, pelo trabalho desenvolvido por meio do Projeto Proerd, cuja proposta consiste na prevenção às drogas e à violência. Também foram homenageados durante a reunião simulada os atores Amauri Gonçalves de Oliveira e Roberto Luís Isler, pelo incentivo à cultura e pela diversidade de conhecimentos oferecidos aos alunos com suas apresentações teatrais. Por fim, a última moção de aplauso era destinada ao Centro de Zoonoses, em virtude do trabalho desenvolvido com os estudantes, principalmente em relação a campanhas de combate à dengue e contra o abandono de animais.
Ainda na reunião, os alunos aprovaram um requerimento que pede informações sobre o transporte escolar no município, questionando a possibilidade de a Administração Municipal oferecer atendimento diferenciado aos alunos do ciclo I das escolas municipais e estaduais, com a presença de monitor e maior rapidez no transporte desses estudantes. Atualmente, alguns alunos são obrigados a acordar às 5h30 para serem transportados até a escola, retornando somente após as 14 horas. Entre as indicações, destaca-se a que sugere ao prefeito maior rapidez no atendimento com especialistas (fonoaudiólogo, oftalmologista, psicólogo, neurologista, psicólogo e psicopedagogo) para alunos da rede estadual.
O Programa Câmara do Futuro é desenvolvido pelo Legislativo barbarense em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Americana e com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste. Após a reunião de hoje, devido às férias escolares, a Câmara volta a receber alunos apenas em agosto. Os estudantes envolvidos no projeto recebem cartilhas explicativas, além de transporte, lanches e certificados de participação. Em sete anos, o projeto já atingiu mais de 26 mil crianças e adolescentes do município.
Publicado em: 07/07/2010 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal