A atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste completa nesta quarta-feira (10) seus primeiros 100 dias à frente do Legislativo. O período inicial foi marcado por ações voltadas à modernização da estrutura da Casa, à ampliação do diálogo com a população e ao fortalecimento de políticas de valorização institucional.
Na área de infraestrutura, a Câmara homologou licitação para a climatização do Plenário, com economia de 16% em relação ao valor estimado, e deu andamento a reformas e adequações internas, como a modernização elétrica, substituição de portas e melhorias nos gabinetes e demais espaços administrativos. Também foram executados projetos de sinalização, identificação visual e controle de vazamentos.
A Escola do Legislativo ganhou uma nova sala física, passou por reestruturação e firmou parcerias com instituições de ensino, como a Anhanguera e Fundação Hermínio Ometto. Está programado para o dia 24 de abril o primeiro curso desta nova fase, com o tema “Noções Introdutórias sobre MEI – Microempreendedor Individual”.
Na área social, a Câmara sediou o Mutirão do Emprego, promoveu audiências públicas de Saúde e Finanças, organizou a Semana da Mulher, o tradicional Prêmio Mulheres Destaques, as homenagens “Destaques Culturais do Ano” e “Policial Padrão”, além de quatro exposições artísticas e da SIPAT 2025, com palestras sobre saúde, segurança e assédio no ambiente de trabalho.
No campo legislativo, nestes primeiros 100 dias foram protocoladas 1.578 indicações, 95 moções, além de 41 projetos de lei e quatro projetos de decreto legislativo. Também foram realizadas 12 reuniões ordinárias, nas quais 20 projetos foram aprovados e encaminhados ao Executivo para sanção. Um dos destaques legislativos foi a aprovação da reestruturação do Conselho do Idoso, que agora permite a formalização de parcerias entre o Município e a Santa Casa para a criação de uma usina de oxigênio no Hospital Santa Bárbara.
Com foco na organização e eficiência dos trabalhos legislativos, a Mesa Diretora implantou as reuniões de pauta realizadas todas as segundas-feiras, antes das sessões ordinárias, com o objetivo de garantir que os vereadores estejam cientes e bem preparados para discutir a Ordem do Dia. A medida tem contribuído para sessões mais objetivas, com debates mais qualificados e centrados nos projetos em votação.
Além disso, a atual Mesa tem atuado com rigor no cumprimento do Regimento Interno, zelando pela boa condução dos trabalhos em Plenário e pelo respeito às normas que regem o funcionamento da Casa. Ao mesmo tempo, valoriza a autonomia dos parlamentares, estimulando um ambiente democrático em que o protagonismo legislativo é reconhecido e respeitado.
Os projetos “Câmara do Futuro” e “Visita Guiada” seguem em desenvolvimento, com a contratação de transporte escolar, fornecimento de lanche e reforço na programação educativa voltada a alunos e professores da rede pública.
Segundo o presidente da Mesa Diretora, vereador Júlio César Kifú (PL), os próximos meses devem aprofundar ações de aproximação com a sociedade, valorização da cultura e educação política, além de consolidar a Câmara como espaço de referência em gestão pública eficiente, transparente e democrática.
Além de Kifú, a atual Mesa Diretora é composta pelos vereadores Rony Tavares (Republicanos), vice-presidente; Careca do Esporte (PRD), 1º secretário; e Tikinho TK (DC), 2º secretário.
Publicado em: 10/04/2025 17:22:42
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684