A vereadora Esther Moraes recebeu resposta do Governo do Estado de São Paulo sobre o ofício encaminhado no dia 4 de fevereiro, solicitando recursos para atendimento às vítimas das enchentes em Santa Bárbara d’Oeste. O documento, enviado à Casa Civil, teve retorno da Agência de Águas do Estado de São Paulo (SPÁguas), que manifestou interesse em incluir o município no Programa Rios Vivos.
O Programa Rios Vivos tem como objetivo a revitalização de cursos d’água, removendo sedimentos e melhorando a qualidade da água nos municípios paulistas. Cidades como Monte Mor, Capivari e Piracicaba já aderiram à iniciativa e agora Santa Bárbara d’Oeste pode ser beneficiada.
A resposta da Casa Civil, assinada por Regina Aparecida Ribeiro, diretora de Bacia do Médio Tietê da SPÁguas, informa que o Estado disponibiliza maquinário para desassoreamento de rios e córregos por meio do programa. "Para tanto, necessitamos vistoriar os locais e receber a documentação necessária", afirmou a diretora. Além disso, foi solicitado que a prefeitura indique um engenheiro responsável para acompanhar a vistoria técnica.
A vereadora destacou a importância da inclusão de Santa Bárbara d’Oeste no programa e reafirmou o compromisso com medidas que minimizem os impactos das enchentes. "Intermediamos essa solicitação para que Santa Bárbara d’Oeste possa receber o suporte necessário. Seguiremos acompanhando as próximas etapas para garantir que essa ação se concretize o quanto antes", afirmou.
A Administração Municipal já foi informada sobre a documentação necessária para adesão ao programa e sobre a necessidade de designação de um engenheiro para acompanhar a vistoria do governo estadual. A vereadora aguarda um posicionamento do Executivo, para que o projeto tenha continuidade.
Publicado em: 20/02/2025 16:57:21
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684