A convite da vereadora Esther Moraes, a deputada estadual Ana Perugini, coordenadora da Frente Parlamentar do Sistema Cross/SUS na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), promoveu, na noite de ontem (20), a Audiência Pública "Por um Sistema Cross regional, transparente e mais eficiente!", no Plenário Dr. Tancredo Neves da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.
O evento reuniu usuários, profissionais, gestores e conselheiros de saúde para avaliar falhas na ferramenta usada pela Secretaria Estadual de Saúde para regular consultas, exames e cirurgias na rede pública e apontar medidas para torná-la mais transparente e eficiente para os pacientes. Para Esther, a regionalização do sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) é um caminho para a otimização dos recursos de cada região do Estado e para tornar o atendimento à população mais eficiente.
Na mesa de trabalho principal, presidida por Esther, estavam a deputada Ana Perugini; Ana Maria Rocha, chefe do Departamento de Regulação e Auditoria, representando o Poder Executivo barbarense; Jaqueline Serrano, coordenadora da Secretaria de Saúde de Nova Odessa; o médico sanitarista dr. Fábio Alves; a médica patologista dra. Gisela De Conti Ferreira Onuchic; a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Maria Cândida Vieira Miguel; e Carla Eliana Bueno, especialista em boas práticas do terceiro setor.
Na mesa de trabalho estendida, estavam os vereadores de Santa Bárbara d’Oeste Juca Bortolucci e Eliel Miranda, este último presidente da CEI da Cross da Câmara barbarense; José Francisco Lembo, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Americana; Eduardo Lippaus, vereador de Hortolândia; Márcia Rebeschini, vereadora de Nova Odessa; o ex-prefeito de Santa Bárbara d'Oeste, Luís Vanderlei Larguesa; e o ex-vereador Antônio Pereira; além de representantes da sociedade civil.
Após a fala dos profissionais da saúde, especialistas e funcionários envolvidos na regulação do sistema CROSS, o público presente teve a oportunidade de se manifestar, usando a palavra para relatar casos particulares, fazer sugestões e pedir esclarecimentos. No encerramento do evento, a deputada fez uma apresentação, com dados do CROSS em todo o país e, especialmente, no Estado de São Paulo, analisando, assim, os pontos de desequilíbrio no seu funcionamento e as possiblidades de avanço na busca por soluções.
Publicado em: 21/06/2024 14:08:15
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565