Projeto institui o Programa ABC Diabetes na rede pública de ensino

O vereador Eliel Miranda apresentou o Projeto de Lei nº 107/2024, que institui o Programa ABC Diabetes na rede pública de ensino de Santa Bárbara d’Oeste, com o objetivo de promover a identificação e tratamento de crianças diagnosticadas com diabetes tipo DM1, por meio do sistema FreeStyle LIBRE, visando à promoção de uma vida saudável e a prevenção de complicações relacionadas à diabetes.

De acordo com a proposta, o programa poderá ser executado em colaboração entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação, com a finalidade de realizar campanhas educativas para conscientização sobre a diabetes e a importância da identificação precoce; identificar crianças com suspeita ou diagnóstico; e fornecer, por meio do sistema FreeStyle LIBRE, o monitoramento contínuo de glicose sanguínea para as crianças diagnosticadas, em cooperação com as unidades de saúde locais.

O projeto prevê, ainda, a integração de profissionais da área de saúde, educação e assistência social, a fim de garantir a abordagem multidisciplinar necessária ao tratamento das crianças com diabetes tipo DM1. “O Programa ABC Diabetes representa um avanço significativo no cuidado à saúde das crianças com DM1, mitigando riscos associados à doença e garantindo um desenvolvimento saudável. Além disso, esse programa reforça o compromisso do Município com a promoção da saúde e o bem-estar de seus cidadãos”, afirma Eliel na Exposição de Motivos da proposta.

Publicado em: 21/06/2024 12:56:26

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565