O Município de Santa Bárbara d’Oeste completou, no último sábado (15 de junho), 155 anos de emancipação política. A data, inclusive, dá nome à sede do Poder Legislativo: Palácio “15 de Junho”. Foi a partir da emancipação da Vila de Santa Bárbara, por meio da Lei Provincial nº 2, de 15 de junho de 1869, com a criação da Vila de Santa Bárbara dos Toledos, que chegou ao fim a subordinação à Vila Nova da Constituição (atual município de Piracicaba). Foi então criada a primeira Câmara de Vereadores, garantindo liberdade político-administrativa à então vila.
A partir da emancipação, foram organizadas eleições e, três meses depois, no dia 26 de setembro de 1869, foi realizada a primeira reunião camarária, na qual os sete vereadores da primeira legislatura tomaram posse. Eram eles: Tenente Antônio Teodoro de Oliveira e Souza (presidente por ter sido o mais votado), Joaquim Benedito do Amaral, João Batista Lino, Cesário Cavalheiro Leite, José Ferraz de Campos, João Soares de Godoi e Joaquim Gonçalves de Oliveira Martins. Somente em 1906 a vila foi elevada à categoria de cidade pela Lei Estadual nº 1.038, de 19 de dezembro de 1906.
A Câmara Municipal disponibiliza, em seu site oficial (www.camarasantabarbara.sp.gov.br), por meio de um link no canto superior direito da página principal, vídeos, imagens e informações referentes à trajetória político-administrativa do município, dados organizados a partir das comemorações dos 150 anos da emancipação política, no ano de 2020. O mesmo link permite acesso ao livro digital "Isto é Santa Bárbara d’Oeste", uma publicação independente coordenada pelo jornalista J.J. Bellani e supervisionada pelo historiador Antônio Carlos Angolini.
Publicado em: 17/06/2024 17:04:57
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684