Presidente da Câmara recebe a coordenadora do Coletivo Educador “Café da Horta”

Visualize fotos
O presidente da Câmara barbarense, Paulo Monaro, recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (22/01), a coordenadora do Coletivo Educador “Café da Horta”, Dionea Antonia Fronza. Durante o encontro, Dionea e demais representantes do grupo expuseram as ações desenvolvidas junto à sociedade no sentido de promover e divulgar os benefícios das hortas comunitárias, assim como as possibilidades de cursos de compostagem, culinária saudável e artesanato sustentável.

“Nosso objetivo é incentivar o cultivo orgânico de hortaliças, temperos e plantas medicinais, utilizando-se de práticas culturais adequadas, sem o ouso de agrotóxicos, adubos químicos, sementes transgênicas, antibióticos e outros produtos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente”, explica a coordenadora do projeto criado há três anos.

Os 35 membros voluntários do grupo se encontram, mensalmente, para promover a troca de conhecimentos sobre o meio ambiente, abordando temas como o cultivo de plantas medicinais, criação de abelhas, troca de sementes, fabricação de sabonetes naturais, entre outros.

Atualmente, o "Coletivo Educador Café da Horta" trabalha em uma horta localizada no bairro San Marino. Dionea destacou que o projeto também contribuiu para a construção de hortas no Asilo São Vicente de Paulo, na Associação dos Moradores do Bairro Mollon (AMOBAM) e em diversas escolas municipais e estaduais.

Monaro reafirmou a importância do projeto para a comunidade e colocou a Câmara Municipal à disposição dos membros do coletivo para a realização de palestras e cursos, especialmente no mês de junho, quando se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, no dia 05. Para mais informações sobre o projeto "Coletivo Educador Café da Horta" e sobre as atividades desenvolvidas, os interessados podem entrar em contato com Dionea Fronza pelo telefone (19) 99442-1339.

Publicado em: 22/01/2024 14:04:16