Vereador propõe atendimento psicológico para pais de pessoas com deficiência

O vereador Celso Ávila apresentou, nesta sexta-feira (5), uma indicação ao prefeito Rafael Piovezan, por meio da qual sugerie a implementação de um programa de atendimento psicológico voltado para pais e cuidadores diretos de pessoas com deficiência (PCD).

Ávila fundamentou sua proposta depois de recente reunião com pais e cuidadores de crianças e adultos autistas, em que foi evidenciada a ausência de uma rede de apoio para esses indivíduos no dia a dia. Muitos se encontram sobrecarregados diante das demandas peculiares dessa situação, incluindo mudanças no orçamento familiar, questões de acessibilidade, terapias necessárias, além da falta de informação sobre o tema e de empatia por parte da sociedade.

No documento encaminhado ao Poder Executivo, o vereador destacou a necessidade de criar uma rede de apoio em parceria com organizações não governamentais, instituições de ensino, órgãos governamentais, entre outros setores, visando a oferecer atendimento psicológico, bem como acompanhado de orientações e informações pertinentes.

“Essa iniciativa busca suprir as carências enfrentadas por esses pais e cuidadores, proporcionando suporte emocional diante dos desafios cotidianos enfrentados por famílias de pessoas com deficiência. A proposta visa não apenas oferecer auxílio psicológico, mas também criar um ambiente de acolhimento e apoio, possibilitando melhor qualidade de vida para todos os envolvidos”, explicou o parlamentar.

Publicado em: 05/01/2024 17:21:11