Notícias

Notícias da Câmara

Vereador questiona atendimento na área de neurologia no Município

O vereador Celso Ávila protocolou, hoje (28), requerimento de informações à Administração Municipal a respeito do atendimento na área da neurologia em Santa Bárbara d’Oeste. Segundo o parlamentar, esse é um tema sensível para muitos munícipes, especialmente mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, ele afirma ter apresentado os questionamentos, com o objetivo de obter esclarecimentos a respeito do atual panorama de atendimento na especialidade neurológica no município.

No documento, Celso Ávila afirma que, segundo relatos de munícipes, há uma restrição ainda maior no número de atendimentos por parte dos neurologistas. Com base nessa informação, o parlamentar questiona se essa limitação está em vigor e qual é o limite oficial de atendimentos pela rede de neurologia do Município.

Além disso, o parlamentar também foi informado por munícipes que eles estariam sendo orientados a buscar receitas médicas junto a enfermeiras ou assistentes sociais das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). No requerimento, ele busca esclarecimentos sobre esse procedimento adotado pela Secretaria de Saúde.

Ainda no pedido de informações, Celso Ávila cita relatos de cancelamentos de retornos agendados para outubro nessa especialidade médica, sendo realocados apenas para janeiro. No requerimento, o parlamentar pede explicações sobre essa mudança drástica no agendamento e os motivos que a justificam.

O vereador também questiona a redução do número de atendimentos semanais realizados pelo médico neurologista, que aparentemente passou de duas vezes por semana para apenas uma. Qual é a frequência de atendimento estipulada pelo contrato desse profissional para com o município?

Outro ponto levantado refere-se ao procedimento necessário para atendimentos de urgência no caso de crises nas escolas e busca informações sobre a demanda atual por essa especialidade médica no município e o número de neurologistas que compõem a rede, questionando se esse contingente é suficiente para atender a população que necessita desses profissionais.

 





Publicado em: 28/11/2023 18:38:59

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684