O vereador Joi Fornasari esteve reunido, ontem (4), na Secretaria de Governo, para discutir a implementação da Lei 221/2023 em Santa Bárbara D'Oeste. De autoria do parlamentar, essa legislação visa criar a política municipal de incentivo à destinação final correta e à coleta de pilhas, baterias e demais eletroeletrônicos, promovendo a conscientização sobre a importância desse processo.
Na reunião, estiveram presentes o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Canteiro, a secretária municipal de Educação, Tânia Mara da Sila e o supervisor de ensino Haroldo Ramos, que representou a Diretoria Regional de Ensino. Além disso, representantes das cooperativas locais, responsáveis pela coleta seletiva de lixo, participaram ativamente da discussão, trazendo suas perspectivas e ideias para a efetivação dessa iniciativa.
A política municipal proposta pelo parlamentar tem como objetivos fundamentais conscientizar tanto os estudantes quanto os consumidores sobre os riscos associados ao descarte inadequado de pilhas, baterias e eletroeletrônicos no meio ambiente. Também busca promover a importância da destinação final correta desses produtos.
Para alcançar esses objetivos, a política planeja facilitar a destinação correta, disponibilizando pontos de coleta em locais de fácil acesso e grande circulação de pessoas, como prédios escolares e outros setores públicos. Além disso, pretende colaborar com cooperativas devidamente cadastradas na Prefeitura, que ficarão responsáveis pela coleta desses materiais.
“É importante destacar que a política municipal de incentivo à destinação final correta e à coleta de pilhas, baterias e eletroeletrônicos estará em conformidade com as orientações dos órgãos estaduais e federais responsáveis pela proteção do meio ambiente”, explicou Joi. O parlamentar também ressaltou que a Secretaria de Educação se comprometeu a dar palestras para incentivar a coleta desses materiais, e o professor Haroldo afirmou que as escolas estaduais participarão ativamente desse esforço.
Joi também agradeceu a participação ativa das cooperativas locais "Juntos Somos Fortes" , representada por Carlinhos Barros e Elisabete Maria de Lima Matos (Betinha), e "Cooperativa Recicoplast", presente no encontro pelas representantes Monique Eloiane da Silva Garbim e Eva Souza de Lima. “Com o envolvimento de toda a comunidade, Santa Bárbara D'Oeste vao conseguir promover práticas sustentáveis e responsáveis em relação à destinação de pilhas, baterias e eletroeletrônicos”, concluiu o vereador.
Publicado em: 05/10/2023 14:31:23
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684