Vereadora aplaude SPASB-SOS Animais pelos 28 anos de fundação

Visualize fotos

A vereadora Kátia Ferrari protocolou, ontem (25), a Moção nº 528/2023, de aplauso à SPASB (Sociedade Protetora dos Animais de Santa Bárbara d´Oeste) pelos 28 anos de fundação. A instituição foi fundada em setembro de 1995. É composta por cerca de 40 voluntários e é presidida por Maria Luiza Furlan.

No documento, a parlamentar destaca que a sede da entidade, localizada na Vila Lola, conta com 274 metros de construção, totalizando uma área de 800 metros, divididos em recepção, sala de atendimento veterinário, de esterilização de materiais e vacinas, de cirurgia, de banho e tosa, canil e gatil, dentre outras dependências.

“A SPASB-SOS Animais foi fundada com o objetivo de auxiliar os animais abandonados ou vítimas de maus tratos, oferecer o tratamento e suporte necessário e encaminhá-los à adoção responsável”, afirmou a vereadora. Ela também ressalta que a entidade também visa a coibir o abuso e maus tratos; conscientizar a população; e, finalmente, defender o meio ambiente e os animais silvestres. Desde 2012, é reconhecida como de utilidade pública, por meio da Lei nº 3394/12.

Ainda no documento, Kátia Ferrari lembra que, na sede da SPASB-SOS Animais, são abrigados cerca de 40 cães e 100 gatos, todos castrados, vacinados, microchipados e disponíveis para adoção. Durante sua trajetória, a associação já realizou mais de 1.500 adoções. E, dentre suas atividades, a SPASB também disponibiliza atendimento veterinário diário aos animais de pessoas em vulnerabilidade social, assim como cirurgias de esterilização a preços populares para a população de baixa renda.

As ações da entidade contemplam, ainda, parcerias com proprietários rurais, que recebem em suas propriedades animais de grande porte, como cavalos e jumentos, quando retirados de situações de maus tratos. Além disso, a associação também contribui para a reintrodução de aves na natureza. Essas aves são recuperadas de crimes ambientais (aves de criação proibidas pelo Código Ambiental e pelo IBAMA) e situações de maus tratos. Eventualmente, animais silvestres como saruês (gambás), também são resgatados, recuperados e reintroduzidos à natureza.

“A SPASB-SOS Animais tem desenvolvido um trabalho fundamental e valoroso de proteção e defesa aos animais de Santa Bárbara d´Oeste e saúde pública no município, com a prevenção de zoonoses e no manejo populacional de cães e gatos”, finalizou.

Publicado em: 26/09/2023 15:48:40