O vereador Carlos Fontes (União Brasil) recebeu resposta da Administração Municipal, assinada pelo secretário municipal de Governo, Joel Cardoso, referente ao Requerimento nº 585/2023, por meio do qual solicitou informações acerca do combate à febre maculosa, doença causada pela infestação de carrapatos encontrados em capivaras, nas margens do ribeirão dos Toledos.
A respeito da realização de ações para evitar a doença, Joel informa que o Departamento de Controle de Zoonoses realiza constantemente o monitoramento de áreas de infestação de carrapatos e LPI (locais prováveis de infecção) em casos suspeitos e confirmados de febre maculosa brasileira. Os locais classificados como área de transmissão e áreas de risco são identificados com placa de informação aos munícipes.
O secretário acrescenta que todos os casos suspeitos notificados são encaminhados ao setor, que realiza visita para descobrir o local onde a pessoa frequentou, orienta quanto aos cuidados necessários e mapeia os pontos com presença de carrapatos. Em 2023, as equipes realizaram 93 visitas com esta finalidade.
Além disso, Joel afirma também, que o setor realiza ações de informação e orientação por meio de palestras, entrevistas e distribuição de panfletos à população em geral e aos profissionais da Secretaria de Saúde. Este ano, já foram promovidas 21 palestras, atingindo um público total de 1.846 pessoas, sendo 175 profissionais da área da saúde, que receberam orientações da equipe para atenção aos casos suspeitos, sintomas, tratamento e protocolos para realização de exames.
Por fim, o secretário explica que não será feita a dedetização das margens do ribeirão dos Toledos, pois a “dedetização” de margens de cursos d’água não é uma medida comprovada de prevenção à febre maculosa.
Publicado em: 12/07/2023 14:36:20
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565