De autoria do vereador Joi Fornasari, foi protocolado, hoje (2), na Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 221/2023, que propõe a criação da política municipal de incentivo à destinação final correta e à coleta de pilhas, baterias e demais eletroeletrônicos na cidade. O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos do descarte inadequado desses materiais e facilitar sua correta destinação.
Na proposição, o vereador destaca o crescente volume de lixo eletrônico, que aumenta três vezes mais rápido que o lixo convencional, situação que tem preocupado especialistas e organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU). “A falta de uma destinação adequada para esses resíduos representa uma ameaça ao meio ambiente e à saúde pública”, afirma Joi.
Segundo ele, o projeto apresentado pretende enfrentar essa questão por meio de ações concretas. Dentre elas está a conscientização da população, em especial dos estudantes e consumidores, a respeito dos riscos associados ao descarte incorreto de pilhas, baterias e equipamentos eletrônicos. Além disso, busca-se promover a importância da destinação final adequada desses materiais.
Para facilitar a coleta, o projeto também prevê a criação de pontos estratégicos em locais de fácil acesso e grande circulação de pessoas, como escolas e prédios públicos. Além disso, será incentivada a colaboração com cooperativas previamente cadastradas na Prefeitura, visando à coleta e ao manejo adequado dos resíduos.
Publicado em: 02/06/2023 17:35:48
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684