Vereador conhece Centro de Treinamento do Instituto Magnus Cão-Guia

Visualize fotos

O vereador Celso Ávila conheceu, na tarde de ontem (20), as dependências do Centro de Treinamento do Instituto Magnus Cão-Guia, localizado em Salto de Pirapora (SP). O interesse do parlamentar por essa iniciativa foi despertado pela barbarense Ariadne Vianna, que é deficiente visual e utiliza a cão-guia Luna para se locomover pelo Município.

Na visita ao Centro de Treinamento, além de conhecer a história do instituto e toda a infraestrutura que atua desde 2016 no treinamento de cães-guias para pessoas com deficiência visual, o parlamentar passou pela experiência de utilizar um túnel sensorial em que o visitante é convidado a colocar óculos que tiram totalmente a visão, para que possa fazer um trajeto com as várias barreiras enfrentadas pelos deficientes visuais no dia a dia das cidades.

“Quando a Ariadne chegou até nós, sabíamos dos problemas enfrentados pelos deficientes visuais, mas não entendíamos a necessidade fundamental de um cão-guia na vida dela e de outras pessoas, como para os autistas também”, afirmou o vereador, que já apresentou um projeto de lei com o intuito de reforçar o direito de pessoas com deficiência, usuárias de cão de assistência emocional ou do cão-guia, de ingressarem e permanecerem com o animal em todos os locais públicos ou privados de uso coletivo.

Publicado em: 21/03/2023 17:15:57