Notícias

Notícias da Câmara

Lei que proíbe pesca predatória é tema de reunião entre vereador e secretário

Visualize fotos

O vereador Júlio César Santos, o Kifú (PL), esteve reunido hoje (9) com o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, para tratar do Projeto de Lei 16/2023, apresentado pelo deputado estadual André do Prado (PL) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). A proposição foi idealizada por Gobbi, que solicitou ao vereador Kifú que intermediasse uma reunião com o deputado, para que ele pudesse sugerir a proibição de pesca predatória e profissional nas represas do município.

Conforme o projeto, esse tipo específico de pesca fica proibido, por prazo indeterminado, nas represas da Areia Branca e São Luís.  Caso seja aprovado na ALESP, o município passará a proibir a pesca predatória nas represas, mantendo e fortalecendo cada vez mais a pesca esportiva e pesca de lazer, realizada com varas e molinetes, sem a utilização de barcos motorizados, redes, tarrafas e outros equipamentos que degradam o meio ambiente. 

Na reunião desta manhã, o secretário municipal reforçou ao vereador que os pescadores que utilizam varas continuarão sendo muito bem-vindos nas represas municipais e que estes não serão proibidos de continuar com suas atividades. Pelo contrário, a partir da proibição da pesca predatória e profissional, esses munícipes terão melhores condições para pescar e serão fiscalizadores junto com o Poder Público. Gobbi disse também que, se aprovada essa lei, outras iniciativas poderão ser realizadas para fortalecer a proliferação de peixes nas represas municipais. Ao vereador, o secretário destacou, ainda, que muitos desses pescadores que hoje utilizam barcos motorizados nas represas são de outros municípios.





Publicado em: 09/02/2023 15:37:39

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684