Notícias

Notícias da Câmara

Vereadora questiona Prefeitura sobre alteração de horário e atendimento a candidatos surdos em concurso

A vereadora Esther Moraes (PL) protocolou, hoje (26), requerimento de informações à Administração Municipal a respeito do Concurso Público 02/2022, promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste. O exame, organizado pelo IUDS (Instituto Universal de Desenvolvimento Social), contou com provas nos dias 18 de 25 de setembro.
 
Antes de apresentar os questionamentos, ela relata que o horário do exame para algumas funções foi retificado, o que gerou reclamações entre candidatos, muitos dos quais alegavam desconhecimento das alterações no horário. A parlamentar também aponta a queixa de candidatos surdos, que alegaram dificuldade em ter acesso a uma intérprete durante as provas.
 
No requerimento, Esther Moraes questiona o critério de escolha do instituto IUDS para a organização do concurso, assim como o motivo de os testes terem sido realizados na FAM, em Americana, em vez de terem sido promovidos em Santa Bárbara d'Oeste. A parlamentar indaga, ainda, o motivo de alteração no horário de algumas provas e de que maneira essas alterações teriam sido informadas aos inscritos no concurso.
 
Com relação aos candidatos com necessidades especiais, a vereadora destaca que na prova do dia 18 não havia nenhum intérprete disponível, enquanto nos exames de ontem (25), apenas um intérprete estaria atendendo a todos os candidatos com essa necessidade. Por isso, ela questiona se esses candidatos já informavam precisar de um intérprete durante a inscrição, de que maneira esse profissional os auxiliou durante a aplicação das provas e que tipo de prejuízo os concorrentes surdos podem ter sofrido pela ausência desse tipo de apoio durante a realização dos exames. Havendo a constatação de prejuízo, ela questiona que medidas poderiam ser tomadas para reparar essa falha.




Publicado em: 26/09/2022 15:48:31

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684