O vereador Paulo Monaro (MDB) manifesta apelo ao governo do Estado de São Paulo, por meio da Moção nº 364/2022, para a implantação de leitos de UTI Neonatal (UTIN) em Santa Bárbara d’Oeste. “A inexistência de UTI Neonatal (UTIN) para atender à população barbarense é motivo de grande sofrimento e preocupação às famílias que precisam urgentemente de uma vaga, não tendo nenhum outro recurso a não ser esperar”, considera o parlamentar.
Monaro menciona a Portaria nº 930/2012, do Ministério da Saúde, que define as diretrizes e objetivos para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave e os critérios de classificação e habilitação de leitos de Unidade Neonatal no SUS, em que para cada 1 mil nascidos vivos poderão ser contratados dois leitos de UTIN, dois leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional e um leito de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru.
O vereador considera, também, que a UTIN é um ambiente do hospital preparado para receber bebês que nasceram antes das 37 semanas de gestação, com baixo peso ou que possuem algum problema que possa interferir no seu desenvolvimento, como alterações cardíacas ou respiratórias. O tempo de permanência na UTIN varia, no entanto os pais podem permanecer com o bebê o tempo todo.
Publicado em: 02/08/2022 16:13:47
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565