De autoria do vereador Paulo Monaro (MDB), foi aprovada, nesta terça-feira, durante a 22ª Reunião Ordinária, a Moção 250/2022. Nessa propositura, o parlamentar apela à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para que sejam implantados leitos de UTI Neonatal (UTIN) em Santa Bárbara d’Oeste.
Na moção, o parlamentar lembra que a Santa Casa é o único hospital para atender o município com uma população de quase 200 mil habitantes e ressalta que a UTI Neonatal é um ambiente preparado para receber bebês que nasceram antes das 37 semanas de gestação, com baixo peso ou que possuem algum problema que possam interferir no seu desenvolvimento, como alterações cardíacas ou respiratórias.
“O município de Santa Bárbara d’ Oeste não conta com estrutura para essa demanda. Muitas vezes os bebês aguardam por vários dias por uma vaga na UTI Neonatal em outras cidades, chegando até mesmo a não resistir em decorrência da falta de estrutura”, afirmou, destacando que portaria do Ministério da Saúde de 2012, segundo a qual seria recomendada a criação de duas vagas de UTI Neonatal para cada mil crianças nascidas.
“O bebê permanece na UTI Neonatal até que adquira independência respiratória, tenha peso ideal e consiga sugar toda a comida, sendo o tratamento continuado em casa. O tempo de permanência nessa unidade varia de acordo com o bebê e o motivo pelo qual foi internado. No entanto, os pais podem permanecer com o bebê o tempo todo”, explicou o vereador, ressaltando que a falta desse tipo de atendimento gera grande preocupação e sofrimento às famílias quando precisam urgentemente de uma vaga.
Publicado em: 15/06/2022 15:12:21
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684