O vereador Nilson Araújo Radialista (PSD) recebeu, nesta semana, resposta da Administração Municipal ao Requerimento 882/2021, por meio do qual pedia informações a respeito do atendimento pediátrico nos prontos-socorros de Santa Bárbara d’Oeste. O questionário foi apresentado pelo parlamentar depois de a Polícia Militar ter sido acionada para comparecer no Pronto Socorro Dr. Afonso Ramos, depois de um médico ter se recusado a atender crianças, sob a alegação de que trabalhava sozinho e que, por isso, deveria ficar disponível apenas para casos de emergência a partir da meia-noite.
Na resposta ao parlamentar, a Prefeitura informa que o atendimento pediátrico no PS Afonso Ramos conta com dois médicos pediatras durante o dia e dois durante a noite, em jornadas de 12 horas. Das 7 horas às 19 horas, e das 19 horas às 7 horas. A Administração também informa que o atendimento pediátrico foi suspenso no PS Edson Mano em virtude da Covid-19, mas ressaltou que os pediatras que atuavam nessa unidade não foram remanejados para o PS Afonso Ramos.
Questionada sobre o monitoramento da jornada dos profissionais da saúde, seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou nos prontos-socorros, a Prefeitura informou o vereador que esse controle se dá “mediante registro de ponto e relatórios”.
“Infelizmente, o caso que resultou num Boletim de Ocorrência não é isolado na área da saúde. Recebo constantes reclamações de munícipes sobre a falta de médicos, sobretudo de pediatras na rede pública municipal”, afirmou o vereador, justificando o motivo de seu questionamento. Nilson Araújo destacou, também, que continuará fiscalizando a atuação desses profissionais e cobrando da Prefeitura pela disponibilização de mais médicos nas diferentes unidades. Ele também sugere que o PS Edson Mano retome o atendimento pediátrico o mais rápido possível.