O vereador José Luis Fornasari, o Joi (PPS), recebeu hoje (29) laudo do DAE – Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste, o qual aponta a água da nascente localizada em terreno ao lado da avenida Bandeirantes, próximo ao bairro 31 de Março, como imprópria para consumo. Há uma semana, preocupado com a saúde da população, Joi encaminhou amostras dessa água ao DAE e à Vigilância Sanitária do município. Um outro teste está sendo realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em Jundiaí. Um funcionário do DAE também efetuou a coleta de amostras para análise nesse local.
Segundo Joi, como já foi constatado risco à saúde da população, devido à quantidade de coliformes presentes nessa água, devem ser instaladas placas alertando os munícipes sobre as condições da água. A avaliação de potabilidade realizada pelo DAE, que obedece à portaria 518, do Ministério da Saúde, apontou a presença de coliformes fecais (bactérias presentes nas fezes de humanos e animais de sangue quente) em nível de 5,2 NMP (Número Mais Provável/ 100 ml), quando deveriam estar ausentes. Já quantidade de coliformes totais, de acordo com o laudo, é de 686, NMP/100 ml, quando sua presença deveria ser nula.
Os coliformes fecais são analisados porque indicam a possível presença de outros microorganismos de doença na água. Algumas doenças relacionadas à água pela ingestão ou contato com água contaminada são cólera, giardíase, amebíase, hepatite, leptospirose, esquistossomose ou barriga d’água, verminoses, micoses e outras.
Publicado em: 29/01/2010 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal