Notícias

Notícias da Câmara

Vereador propõe criação de mês de conscientização sobre a epilepsia no Município

O vereador Antônio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (Republicanos), protocolou, hoje (16), o Projeto de Lei 149/2021, que institui no calendário oficial de eventos de Santa Bárbara d'Oeste o mês Março Roxo, dedicado à defesa dos direitos da pessoa com epilepsia. Nesse período, poderão ser realizadas ações educativas relacionadas ao tema, assim como a avaliação do acesso ao serviço de saúde, além da inclusão desse grupo na escola e no mercado de trabalho. O projeto também prevê que, para a realização dessas diferentes ações, a Prefeitura poderá firmar convênios ou parcerias com empresas públicas e privadas.

“As pessoas com epilepsia sofrem muito mais pelo preconceito e desconhecimento a respeito da doença do que pelos efeitos dela. A epilepsia é uma enfermidade que leva a uma alteração cerebral temporária e totalmente reversível”, afirmou Carlão. O vereador lembra que, apesar de não haver cura definitiva, uma pessoa pode ficar anos sem apresentar qualquer sintoma da doença ao seguir seu tratamento corretamente. “O Março Roxo ajudará a informar a população sobre epilepsia, permitindo que as pessoas com essa doença tenham uma vida mais digna”, concluiu.

Dia Internacional

Em 26 de março, anualmente, as pessoas ao redor do mundo são convidadas a usar a cor roxa num dia de esforço internacional dedicado ao aumento da conscientização sobre a epilepsia. O Purple Day (Dia Roxo) foi criado em 2008 por Cassidy Megan, uma criança canadense com nove anos de idade na época. Com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS), ela escolheu a cor roxa para representar a epilepsia, por achar que a flor de lavanda, frequentemente associada com a solidão, representava os sentimentos de isolamento que muitas pessoas com epilepsia sentem.





Publicado em: 16/07/2021 15:38:42

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684