Notícias

Notícias da Câmara

Comissão de Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 reforça pedidos à secretária de Saúde

Visualize fotos
Os vereadores que integram a Comissão de Representação de Acompanhamento do Plano Estadual de Imunização Contra a Covid-19 participaram de um breve encontro com a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, na última semana, quando reforçaram diferentes pedidos com relação à vacinação de barbarenses. O primeiro ponto apresentado pelos parlamentares foi a vacinação da população em situação de rua, grupo que tem tido prioridade em outros municípios. Com relação a esse pedido, a secretária informou que a Prefeitura tem promovido um levantamento e pretende vacinar essas pessoas ainda na próxima semana.
 
Os vereadores também voltaram a reivindicar mais pontos de vacinação e ampliação dos horários de imunização, para que os munícipes que trabalham em horário comercial também consigam ser vacinados. Outra solicitação é relativa à ampliação na divulgação de que os postos de vacinação também têm recebidos alimentos para a população em situação de vulnerabilidade social. “Hoje, pouquíssimas pessoas têm lembrado de levar alimentos aos postos de vacinação. Acho que uma nova campanha de conscientização seria bastante útil neste momento”, afirmou Esther Moraes (PL), presidente da Comissão.
 
Além disso, os parlamentares também apontam a necessidade de uma campanha de conscientização sobre a importância das vacinas contra a Covid-19 e da gripe, essa última ainda com baixa procura, mas importante para a imunização da população. “É necessário também conscientizar os munícipes de que não existe a necessidade de se escolher vacina, uma vez que todas têm a segurança e eficácia asseguradas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Assim, quanto mais pessoas vacinadas, maior a cobertura vacinal e, consequentemente, menor a circulação do vírus”, afirmou Esther.
 
Por fim, os integrantes da comissão também voltaram a cobrar um olhar mais atento com relação à vacinação nas periferias de Santa Bárbara d’Oeste, com busca ativa para que esses munícipes sejam imunizados. Um levantamento inicial da própria Administração apontou que os bairros centrais eram os que mais tinham moradores cadastrados para receber a vacina, enquanto os mais vulneráveis contabilizavam baixa procura, o que pode significar de que essa população tem sido menos vacinada. “Precisamos criar meios para que essas pessoas cheguem até os pontos de vacinação. É um direito”, concluiu Esther. Além dela, a Comissão de Acompanhamento da Imunização contra Covid-19 também é composta pelos vereadores Bachin Jr (MDB) e Nilson Araújo Radialista (PSD).




Publicado em: 15/07/2021 14:00:05

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684