Notícias

Notícias da Câmara

Vereador questiona Prefeitura sobre a existência de xepa da vacina em Santa Bárbara d'Oeste

Visualize fotos

O vereador Carlos Fontes (PSL) protocolou, na última semana, o Requerimento 584/2021, por meio do qual pede informações a respeito do cadastro para recebimento de doses sobrantes da vacina contra a Covid-19, conhecidas como “xepa” da vacina. O aproveitamento dessas doses já é realizado, de maneira informal, em Sumaré, assim como de maneira formal em cidades como Campinas, São Paulo e Valinhos.

“A fila da xepa, além de evitar o desperdício, contribuirá para o avanço da vacinação na cidade”, afirmou Carlos Fontes. O parlamentar destaca que cada frasco de vacina tem líquido suficiente para a imunização de cinco a dez pessoas. Porém, depois de aberto, o imunizante tem validade de algumas horas. Por isso, se houver vacina no frasco ao término do horário de aplicação, ela precisa ser aplicada para não ser desperdiçada.

No requerimento, Carlos Fontes questiona se existe um cadastro para pessoas acima de 18 anos, sem comorbidades, interessadas em receber doses de vacina contra a Covid-19 que sobram no final de cada dia de imunização. Em caso de resposta negativa, o parlamentar indaga o motivo e se a Prefeitura pretende instituir esse cadastro. Mas, se a Prefeitura já estiver cadastrando interessados na xepa da vacina, ele pergunta qual o procedimento que deve ser adotado pelos interessados.





Publicado em: 29/06/2021 16:18:26

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684