Depois de receber a denúncia de um cadeirante de que as vans utilizadas no serviço porta a porta estariam proibidas de ingressar nos condomínios de Santa Bárbara d’Oeste, o vereador Nilson Araújo Radialista (PSD) visitou, nesta tarde (18), diferentes conjuntos habitacionais. O objetivo do parlamentar era conferir as condições de acessibilidade nesses locais e o cumprimento de leis que obrigam a manutenção de vagas especiais para pessoas com necessidades especiais. O serviço porta a porta desenvolvido no Município, que também inclui vans do Projeto Fênix, é destinado ao atendimento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, impossibilitadas de utilizar o transporte coletivo regular.
Em visita ao condomínio Joias de Santa Bárbara, o vereador foi recebido pelos síndicos desse residencial, que relataram respeitar a Lei da Acessibilidade, além de sempre resolver os problemas específicos com diálogo. Segundo o parlamentar, o principal empecilho, neste momento, é o fato das vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais não disporem de espaço suficiente para comportar os modelos novos das vans utilizadas no transporte de cadeirantes, as quais promovem o embarque e desembarque desses passageiros por uma porta lateral. Antes, o acesso a esses passageiros era promovido através de portas traseiras.
Depois da visita aos diferentes condomínios, o vereador entrou em contato com a Coordenadoria de Transportes, que informou que o referido impasse já havia sido resolvido. Em nota divulgada, um grupo de cadeirantes também confirmou que a empresa responsável pelo serviço porta a porta continuava autorizada a ingressar com seus veículos nos diferentes residenciais, desde que o local fosse compatível. Em relação ao Bosque das Árvores, local de onde partiu a denúncia, os cadeirantes ressaltaram que houve um equívoco no local e que a entrada e saída desse tipo de transporte especial voltaram a ser autorizadas.
Apesar dos relatos de que essa situação já estaria normalizada, o vereador Nilson Araújo afirmou que, na próxima semana, deve voltar a fiscalizar esses residenciais, com o intuito de verificar se o embarque e desembarque desses passageiros estará regularizado e se todas as medidas de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais estarão sendo garantidas.
Publicado em: 18/06/2021 16:57:58
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684