O vereador Arnaldo Alves (PSD) protocolou, na última semana, o Requerimento 493/2021, por meio do qual pede informações a respeito da Ouvidoria da Saúde de Santa Bárbara d'Oeste, questionando o número de manifestações por meio desse canal entre janeiro a maio deste ano. O parlamentar destaca que esse setor é responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) quando ao atendimento prestado na rede pública do Município.
“O contato direto entre os usuários do sistema de saúde e a Administração Pública, quando bem conduzido, é um termômetro importante para o gestor público, pois permite identificar quais as maiores deficiências do sistema, assim como ações a serem adotadas para saná-las ou amenizá-las”, afirmou o parlamentar, antes de apresentar os questionamentos à Administração.
No requerimento, Arnaldo Alves pergunta quantos atendimentos foram registrados entre janeiro a maio de 2021 junto ao Setor da Ouvidoria da Saúde. Deste total, o vereador pede que a Administração especifique quantos foram classificados como reclamações, denúncias, elogios, solicitações, sugestões ou pedidos de informações. Com relação às reclamações, ele pergunta qual foi o assunto ou a especialidade médica com maior número de protocolos abertos. No caso dos elogios, o parlamentar também pergunta a quantidade, assim como tema tratado.
Ainda no pedido de informações, Arnaldo Alves pergunta qual o prazo máximo para que o munícipe receba resposta depois de protocolada a manifestação e qual procedimento para que o interessado tenha acesso a essas informações. Por fim, ele também indaga se os órgãos superiores, responsáveis por auditar e fiscalizar os trabalhos da Ouvidoria da Saúde em Santa Bárbara, encaminharam ao município apontamento ou sanções relativas a irregularidades identificadas no que tange o atendimento e os serviços prestados por este setor.
Publicado em: 11/06/2021 15:51:22
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684