Notícias

Notícias da Câmara

Projeto institui Dia de Conscientização da Hemofilia no calendário de eventos do Município

O vereador Eliel Miranda (PSD) protocolou, ontem (19), o Projeto de Lei 74/2021, que institui o Dia Municipal de Conscientização da Hemofilia em Santa Bárbara d’Oeste. De acordo com a propositura, essa data será comemorada, anualmente, no dia 17 de abril, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. A instituição desse dia de conscientização no calendário municipal tem por objetivo levar ao conhecimento da população as informações a respeito dessa doença e de seu adequado tratamento.

Na exposição de motivos do projeto, Eliel Miranda explica que o dia 17 de abril foi escolhido por ser a data de nascimento do fundador da FMH (Federação Mundial de Hemofilia), Frank Schnabel. O parlamentar explica também que a hemofilia é uma anormalidade nos fatores de coagulação do sangue, quando um dos 14 fatores não trabalha corretamente, impedindo a coagulação causando hemorragias. “A Organização Mundial de Saúde estima que uma em cada 10 mil pessoas sofrem de hemofilia. A criação do Dia Municipal do Hemofílico busca promover ações não só no que tange à saúde do portador da hemofilia, mas também na busca de seu desenvolvimento pessoal, de sua inserção na sociedade”, afirmou.

Eliel Miranda aponta ainda que o fato de a hemofilia ser um problema limitado a alguns indivíduos e famílias, não colocando em risco a saúde pública, tende a diminuir a sua importância para as autoridades de saúde. Por isso ele ressalta a relevância de iniciativas que busquem sensibilizar um maior número de pessoas para a problemática dos portadores de hemofilia, possibilitando a esses indivíduos um tratamento mais condizente com as suas necessidades físicas, mentais e sociais, bem como o resgate da sua cidadania.





Publicado em: 20/04/2021 11:23:10

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684