O vereador Celso Ávila (PV) protocolou, hoje (19), requerimento de informações à Administração Municipal a respeito da estratégia de enfrentamento da Covid-19 no Município e sobre da quantidade de cilindros de oxigênio medicinal disponíveis em Santa Bárbara d´Oeste. Na propositura, o parlamentar destaca que o Estado de São Paulo já registrou a variante do coronavírus surgida em Manaus e cita o caso de Araraquara, onde o avanço da doença já provocou colapso no sistema de saúde, obrigando o prefeito a decretar lockdown.
“Estamos sendo questionados se nosso município está preparado com relação às reservas de cilindros de oxigênio, insumo básico em qualquer hospital”, afirmou o vereador, destacando a preocupação de cientistas e da comunidade médica com relação à propagação dessa nova cepa de Manaus, que possui um ritmo mais rápido de contaminação.
No requerimento, ele indaga quais são as ações tomadas pela Administração Municipal para coibir a propagação do vírus em Santa Bárbara d'Oeste e quais medidas têm sido adotadas pela Secretaria de Saúde do Município para evitar a transmissão dessa nova cepa do vírus. Celso Ávila também questiona se as equipes da Prefeitura estão atentas ao perfil dos pacientes de coronavírus e se houve alguma mudança recente, como o agravamento da doença em pessoas mais jovens e sem comorbidade.
O parlamentar questiona, ainda, se Santa Bárbara d'Oeste já registrou algum caso relacionado à variante do vírus de Manaus e, em caso afirmativo, quantos casos foram identificados. Ele também pergunta se o Município tem mantido contatos constantes com institutos de pesquisa em relação à Covid-19 e se a cidade está preparada caso ocorra um aumento significativo da doença, sobretudo depois do retorno às aulas. O vereador questiona especificamente o acesso do município a cilindros de oxigênio e se a cidade tem capacidade de contratar mais equipes de saúde em caso de elevação drástica no número de casos. Por fim, o parlamentar pede informações sobre o número de profissionais que atuam no tratamento e na atenção às demais doenças registradas em Santa Bárbara d'Oeste.
Publicado em: 19/02/2021 14:48:56
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684