O vereador Nilson Araújo (PSD) protocolou, hoje (16), moção de apelo à Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, em nome do prefeito, Rafael Piovezan, e da secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, assim como à secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, para que tomem ciência e providências urgentes com relação ao caso do paciente Daniel Hauan Santana. Ele sofreu um acidente em abril de 2019 e tem aguardado por cirurgia desde julho de 2020.
“O paciente sofreu uma fratura dos fêmures e do pé esquerdo, além de luxação no joelho direito. Foi operado no Hospital Santa Bárbara e passou a usar uma fixadora que, segundo ele, teria sido colocada de maneira errada. Por isso, teve de retornar ao atendimento da saúde pública e descobriu que estava com uma bactéria”, explicou o vereador. Por se tratar de cirurgia de alta complexidade, a Secretaria Municipal de Saúde afirma ter realizado o pedido de vaga via CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) em 6 de agosto do ano passado.
Em dezembro, o paciente voltou ao Hospital Santa Bárbara e seu caso teria sido alterado para “urgente”. No entanto, conforme reportagem publicada no jornal O Liberal, em 10 de fevereiro de 2021, o Estado disse que não constava nenhuma solicitação do nome do paciente no sistema CROSS. À publicação, o Departamento Regional de Saúde de Campinas esclareceu que recebeu do município a solicitação da inclusão do paciente somente no dia 09 de fevereiro de 2021. “Fui procurado pelo paciente Daniel Santana, questionando o município de Santa Bárbara d’ Oeste e a Secretaria de Saúde do Estado com relação ao seu encaminhamento para cirurgia e acompanhamento clínico. Independentemente de onde ocorreu esse erro, o paciente não pode sofrer com esse jogo de empurra entre Município e governo estadual”, disse.
Publicado em: 16/02/2021 15:49:52
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684