O vereador Celso Ávila (PV) protocolou, na última semana, o Projeto de Lei 50/2020, que denomina a rua 01 do Loteamento Industrial Francisco de Cillo em homenagem a Mura Abdo Halabi. Junto à propositura, o parlamentar apresenta breve biografia da homenageada.
Mura Abdo Halabi nasceu em 14 de novembro de 1941, na cidade de Buritama (SP), filha de João Abeid e de Maria Abdo Abeid, imigrantes libaneses. Naquela cidade passou a infância, conheceu as primeiras letras e se apaixonou pelo ensino, profissão que iria abraçar mais tarde. Cursou o Ensino Normal em Araçatuba, tornando-se habilitada para lecionar em 1958. Em 1965 casou-se com Elias El Halabi, comerciante, e também imigrante libanês, com quem teve dois filhos: Jamile e João Marcelo. Em 1974 concluiu o curso de bacharelado em educação artística, tendo lecionado em escolas rurais da região de Populina, onde morava na época, enquanto também cursava Pedagogia.
Mudou-se para Santa Bárbara d’Oeste em 1980, quando ingressou no Estado como professora. Inicialmente, lecionava na Escola Estadual Professora Heloisa Therezinha Murbach Lacava, no Jardim Europa, enquanto morava em uma pensão na rua Duque de Caxias. Em 1982 trouxe a família para a cidade, passando a viver no Jardim Conceição. Depois de alguns anos de trabalho, tornou-se assistente de diretora e em seguida assumiu a direção.
Em meados de 1985, ingressou na Escola Estadual José Gabriel de Oliveira, onde ficou por grande período como assistente e depois como diretora. Trabalhou também um bom período como diretora da escola Professora Irene de Assis Saes, no bairro Santa Rita. E, finalmente, assumiu a direção do CAIC Irmã Dulce, onde se aposentou no ano de 2000. “Nesses anos conheceu muitas famílias e fez vários amigos”, afirmou o vereador.
O parlamentar também destaca que ela era participante ativa de grupos de terceira idade e cantava no coral das Avencas. “D. Mura se sentia muito orgulhosa em morar nessa cidade, que considerava como cidade mãe, onde escolheu viver e ter sua morada eterna no ano de 20015. Sempre achou os moradores da cidade muito hospitaleiros e acolhedores”, concluiu.
Publicado em: 15/12/2020 13:04:08
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684