O vereador Celso Ávila (PV), por meio de propositura protocolada na Câmara Municipal, outorga a Medalha Zumbi dos Palmares a Luciana Aparecida Nogueira de Campos, por sua luta no combate ao racismo e a favor da cultura afro-brasileira. Junto à indicação do nome, o parlamentar apresenta breve biografia da homenageada. Anualmente, a Medalha Zumbi dos Palmares é entregue pelo Legislativo barbarense na semana do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Moradora do bairro Roberto Romano há 14 anos, é a caçula de oito irmãos. Além de ser técnica em enfermagem, com especialização em geriatria, Luciana também é formada em contabilidade e já foi professora de informática em sua própria escola. Nascida da união de Nelson Nogueira e Manoelina, teve uma infância e uma adolescência tranquilas, só deixando a convivência com os pais para se casar com Marcelo de Campos, com quem teve a filha Zahayra. E foi a filha que levou os pais para a Associação de Capoeira Motta, existente no bairro Romano.
“Foi através das ferramentas culturais que a associação nos apresenta, que pude perceber aos poucos o poder da minha transformação, da transformação da minha filha e esposo. Graças aos Mota eu sou uma cidadã muito melhor e totalmente ciente de meus direitos e deveres diante da minha ancestralidade”, afirmou. Tanto Luciana, quanto o marido e a filha participam de quase todas as atividades proporcionadas pela Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro.
Publicado em: 14/08/2020 15:52:13
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684