Em Audiência Pública da Saúde, Prefeitura informa investimentos de 29,60% no 1º quadrimestre de 2020

Visualize fotos

A Câmara barbarense promoveu, na manhã de hoje (28), Audiência Pública de Saúde referente ao 1º quadrimestre de 2020. Durante o evento, realizado por videoconferência, em ambiente virtual, a partir da Casa de Leis, a Prefeitura informou ter investido 29,60% da arrecadação de impostos em ações e serviços de saúde entre os meses de janeiro a abril deste ano, o que equivale a R$ 40.382.384,03. Por lei, os municípios devem investir 15% da arrecadação em Saúde.

A audiência, sob o comando do vereador Marcos Rosado (PL), presidente da Comissão Permanente de Política Social do Legislativo barbarense, começou com a apresentação dos dados relativos a investimentos e atendimentos na Saúde em Santa Bárbara d’Oeste, feita pelo secretário-adjunto de Saúde, Rodrigo Ito. Na sequência, a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, respondeu aos questionamentos dos parlamentares.

O evento contou com a participação do presidente do Legislativo, vereador Felipe Sanches (PDT), assim como dos vereadores Celso Luccatti Carneiro, o Celso da Bicicletaria (MDB); Germina Dottori (Podemos); Carlos Fontes (PSL); Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV); e Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (Avente).

Além das ações e destinação dos recursos na área da Saúde, a organização dos serviços hospitalares frente à pandemia do novo coronavírus foi um dos assuntos em destaque. Segundo a secretaria, existem hoje cinco leitos de UTI específicos para pacientes de Covid-19 no Município e outros 10 para pacientes com outras enfermidades. Lucimeire destacou, ainda, a importância do isolamento social para evitar a contaminação.

“Foi feito um detalhamento dos recursos aplicados no combate à pandemia, com valores em torno de R$ 1,5 milhão, e a boa notícia para a população barbarense é que a Secretaria Municipal de Saúde estão trabalhando no sentido que esses cinco leitos de UTI exclusivos do Covid-19 permaneçam disponíveis após a pandemia”, afirmou o vereador Marcos Rosado.

A audiência foi  transmitida, ao vivo, pela rádio Santa Bárbara FM (95,9MHz), pelo site do Legislativo (www.camarasantabarbara.sp.gov.br) e pelas páginas oficiais da Câmara barbarense no Facebook (www.facebook.com/camaradesbo) e no Youtube (www.youtube.com/cmsbo).

Finanças
– Amanhã (29), a partir das 14h30, a Câmara promove a Audiência Pública de Finanças referente ao primeiro quadrimestre de 2020, também por videoconferência, nos mesmos moldes da audiência de Saúde. Durante o evento, sob o comando do vereador Joel do Gás, presidente da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Economia, a Prefeitura deve prestar informações a respeito das despesas e receitas do Município nos primeiros quatro meses deste ano.

As Audiências Públicas de Saúde e de Finanças são realizadas a cada quadrimestre, conforme previsto em leis federais. No caso dos eventos promovidos de maneira remota, a participação do público poderá ocorrer, em tempo real, durante a exibição pelo Youtube, por meio de comentários ao vídeo, assim como pelo telefone da Câmara (3459-8900).

Publicado em: 28/05/2020 11:49:36

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565