Notícias

Notícias da Câmara

Coronavírus: Vereador questiona Prefeitura a respeito de fiscalização de protocolos de segurança

Visualize fotos

O vereador José Luis Fornasari, o Joi (PV), protocolou, hoje (24), requerimento de informações a respeito da fiscalização dos protocolos de segurança no atendimento aos clientes em agências bancárias, casas lotéricas e supermercados do Município. O parlamentar afirma ter sido procurado por munícipes, preocupados com o fato de diferentes estabelecimentos desrespeitarem os protocolos de atendimento, cujo intuito é reduzir os riscos de transmissão do novo coronavírus.

“Recebi diferentes relatos a respeito do descumprimento da regra de distanciamento entre clientes, assim como do não fornecimento de álcool gel”, afirmou Joi. “Enquanto muitos comerciantes são obrigados a manter seus estabelecimentos fechados, para evitar aglomerações e a proliferação da covid-19, aqueles serviços considerados essenciais continuam abertos, muitas vezes sem os devidos cuidados com a saúde de seus clientes. Essa situação, além de expor os cidadãos a um risco desnecessário, tem gerado revolta entre os pequenos empreendedores, que sofrem prejuízos por não poderem manter suas empresas em funcionamento”, disse.

No requerimento, Joi questiona se a Administração dispõe de fiscais nas agências bancárias, casas lotéricas e supermercados, a fim de verificar e orientar quanto ao cumprimento dos protocolos de segurança. Em caso de resposta afirmativa, ele pergunta quais servidores estão destinados a executar esse serviço e qual atitude a Prefeitura tem tomado ao constatar o descumprimento desses protocolos de segurança. Joi também pergunta se a Administração Municipal poderia orientar grandes empresas, como supermercados e agências bancárias, a oferecer máscaras a seus clientes, para aumentar a segurança dessas pessoas.

Ainda no pedido de informações, o vereador pergunta se existe um percentual limitado de clientes para acesso aos estabelecimentos comerciais, de acordo com a capacidade de cada um. Em caso afirmativo, ele questiona qual é esse percentual e se ele está sendo fiscalizado pela Administração. No caso dos estabelecimentos que não estão fornecendo álcool gel, Joi indaga se existe alguma orientação para que eles disponibilizem esse produto. Por fim, o parlamentar pergunta quais os telefones disponíveis à população para eventuais denúncias contra os estabelecimentos que estiverem desobedecendo os devidos protocolos





Publicado em: 24/04/2020 16:03:44

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684