Vereadores da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste se reuniram hoje (23) no gabinete da presidência com o secretário de Obras, Kênio de Freitas, o assessor técnico José Carlos Teixeira e Alexandre Zum, proprietário da empresa Tranzum Planejamento e Consultoria de Trânsito, de São Paulo, contratada para fazer um estudo técnico de fluidez e mobilidade do trânsito na região central e em vários outros pontos considerados críticos do município.
Participaram do encontro, o presidente Anízio Tavares da Silva (DEM), os vereadores Ademir da Silva (PT), José Luis Fornasari, o Joi (PPS), Danilo Godoy (PSDB), Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PDT), Erb Oliveira Martins, o uruguaio (PPS), Ducimar de Jesus Cardoso, o Kadu Garçom (PR) e Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT). Os vereadores José Antonio Aborihan Gonçalves, o Zeca (PV) e Laerte Antonio da Silva (PSDB) estiveram representados pelos assessores Marcos Panággio e Vanessa Aparecida de Souza Lourenço.
A reunião foi realizada em função da preocupação demonstrada por um grupo de vereadores com relação às informações de que a prefeitura já teria decidido pela reabertura das ruas Santa Bárbara e Dona Margarida que integram o calçadão da Praça Central, o que motivou a realização de um plebiscito junto ao povo para saber o que a população pensa a respeito desse assunto polêmico e um requerimento endereçado ao prefeito Mário Heins (PDT) pedindo mais informações.
Com relação à reabertura das ruas da Praça Central, o secretário Kênio de Freitas informou que o município pretende fazer um amplo estudo antes de tomar a decisão. “Vamos estudar todas as possibilidades por meio de um amplo estudo, por essa razão contratamos um técnico especializado em trânsito para não trabalharmos em cima de “achômetro”, explicou o engenheiro, acrescentando que todos os pontos críticos e gargalos que existem na cidade serão devidamente avaliados pela empresa.
O vereador Danilo Godoy, autor do requerimento pedindo informações ao prefeito sobre a reabertura das ruas da praça, disse que não se trata simplesmente de ser favorável ou contrário à mudança. “Precisamos ver o que é melhor dentro do conjunto e para isso serão necessários discussões e debates entre todos os segmentos envolvidos”, ponderou o tucano.
Já o presidente Anízio Tavares sugeriu na reunião a expansão do calçadão, fechando as ruas Dona Margarida e Santa Bárbara até a rua General Osório. Alexandre Zum informou que no levantamento técnico também será estudada essa possibilidade e apresentada posteriormente. “A minha opinião é que se aumente o calçadão até a Rua General Osório e que os motoristas que trafegam pela Rua Santa Bárbara ao chegarem na Rua General Osório pudessem entrar nos dois sentidos, tanto para a direita como para a esquerda”, disse Anízio, destacando que essa mudança ajudaria a resolver o problema de trânsito no Centro.
O vereador José Luis Fornasari, o Joi (PPS), durante o encontro com técnicos abordou o problema existente na Rua Floriano Peixoto onde a calçada é muito estreita no trecho entre a Rua Santa Bárbara e Duque de Caxias. "A calçada é muito estreita e atrapalha as pessoas que transitam pelo local, por isso é necessário que o estudo também contemple esse problema", disse.
Zum explicou aos parlamentares como está sendo desenvolvido seu trabalho no município e qual é a situação técnica de momento. “Colocamos aos parlamentares claramente que não temos uma posição técnica se é bom ou ruim abrir a praça, Estamos fazendo levantamentos de campo para saber a quantidade de carros que circulam na região, quantidade de área, linhas de ônibus, análise do comércio e de todos os envolvidos no trecho para poder fazer uma simulação de tráfego”, esclareceu o técnico. Segundo ele, com esses dados em mãos, a simulação irá indicar as possibilidades de alteração, se é bom ou ruim, e projetar uma prospecção do que poderá ocorrer com o trânsito da cidade no período de cinco a dez anos.
OUTROS PONTOS
Além da questão da praça central, outros pontos do município serão avaliados, entre eles, a rotatória de acesso à Faculdade Anhanguera, rotatória do Jardim São Francisco em frente a um supermercado e a rotatória de acesso à Avenida da Indústria no Jardim Pérola.
Publicado em: 23/10/2009 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal