De autoria do vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM), foi protocolado, ontem (17), o Requerimento 460/2019, por meio do qual o parlamentar pede informações a respeito da instalação de leitos hospitalares e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Município entre 2013 e junho de 2019. O parlamentar também questiona a distribuição de vagas via sistema CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviço de Saúde).
Antes de apresentar os questionamentos, Jesus destaca que é visível o déficit de leitos hospitalares no Município, sobretudo no caso de vagas em UTI. Além disso, o vereador ressalta que, apesar do sistema CROSS ser gerido pelo governo estadual, cabe ao Município também realizar investimentos na área da Saúde, para atender a população.
No requerimento, Jesus indaga o número de leitos hospitalares, incluindo de UTI, instalados no Município com recursos próprios entre 2013 e 2019. Ele também questiona o custo de instalação e os equipamentos necessários para um leito hospitalar simples e para um leito de UTI. Ele também questiona o número de leitos disponíveis atualmente em Santa Bárbara d’Oeste.
Ainda no pedido de informações, Jesus Vendedor pergunta se o Município é obrigado a aderir ao sistema CROSS e quais os benefícios dessa adesão, uma vez que são recorrentes os relatos de pacientes que aguardam dias por uma vaga em UTI. Ele também questiona o número de pacientes barbarenses que ocupam leitos de UTI no Município, uma vez que, pelo sistema CROSS, o encaminhamento dos pacientes é feito por meio de médicos reguladores e um sistema de classificação de risco, o que não garante prioridade nas vagas do Município a pacientes residentes em Santa Bárbara d’Oeste. Por fim, ele pede explicações detalhadas sobre os procedimentos de distribuição de vagas do sistema CROSS e pergunta se existe algum custo para o Município para participar dessa central.
Publicado em: 18/07/2019 13:53:36
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684