Foi realizada hoje, no plenário Dr. Tancredo Neves da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, a segunda reunião simulada do programa Câmara do Futuro 2009, com a participação de cerca de 70 alunos da quarta série do ensino fundamental da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Gessi Terezinha Buschinelli Carneiro, do bairro São Joaquim.
O projeto, realizado em parceria com a Delegacia de Ensino de Americana e com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, tem o propósito de ajudar a educar os alunos para um novo entendimento do significado da política, das funções do Legislativo e de seus membros, os vereadores, além de contribuir para o exercício da cidadania. Ao todo, estão programadas 35 reuniões simuladas até novembro, com estudantes de 4ª a 8ª série do ensino fundamental e do 1º e 2º ano do nível médio. Em seis anos, a Câmara Municipal já recebeu aproximadamente 24 mil alunos. Em 2009, são esperadas mais de três mil crianças e adolescentes.
Na reunião de hoje, os alunos discutiram e aprovaram duas moções e três requerimentos elaborados em sala de aula. A vereadora Amanda Lopes Prates propôs moção de aplauso à orientadora de alunos Vilsilene Maria da Costa Campari. Após a aprovação, a servidora recebeu cópia do documento na própria sessão simulada. Outra moção de aplauso foi proposta pelo vereador Felipe da Silva Abreu para a cozinheira da escola Dirley Aparecida Romagnoli Paludo.
Os requerimentos tratam sobre falta de medicamentos no posto de saúde do 31 de Março (vereador Douglas Santos Moraes), construção de creche no São Joaquim (vereadora Thayná de Oliveira Garcia) e iluminação e limpeza das vielas no São Joaquim (vereador Luis Antonio dos Santos Neto. Também atuaram como parlamentares os alunos Alaísa Rafaela da Cunha Delfino Cardoso, Daniel Gomes Ferreira Júnior, Joyce Amador da Silva, Bianca Teodoro, Karen Letícia Cardoso Lopes, Samuel da Cruz Damaceno e Matheus Teixeira de Oliveira.
Após a reunião no plenário, os alunos e professoras conheceram as dependências da Câmara e visitaram o gabinete do vereador José Luis Fornasari, o Joi (PPS) e do presidente Anízio Tavares da Silva (DEM), onde aproveitaram para fazer perguntas sobre o funcionamento do Legislativo e outras curiosidades.
“Grande parte da população não tem conhecimento do trabalho desenvolvido na Câmara Municipal e esse projeto (Câmara do Futuro) é importante porque torna mais popular esse trabalho”, afirmou a diretora da escola, Josiane Gomes Heleno Rodrigues. Na sua opinião, em geral, não há o interesse dos alunos pela política e cidadania, mas são temas que cabem às professores desenvolver em sala de aula. “Eles (alunos) saem com uma boa ideia do que acontece aqui”, concluiu.
Para o aluno Douglas Santos Moraes a participação no projeto foi muito importante. “A experiência foi muito legal porque aprendi muitas coisas sobre a política e foi muito bom ser vereador por um dia”, disse.
O presidente da Câmara, Anízio Tavares informou que as proposituras apresentadas pelas escolas durante o programa Câmara do Futuro ficarão à disposição dos vereadores e algumas delas poderão, inclusive, ser aproveitadas pelos parlamentares nas reuniões oficiais. “Quando isso vier a ocorrer, vamos chamar o aluno autor e representantes da escola para acompanharem a votação em plenário”, avisou o democrata.
Amanhã (28), das 8h às 11h, participam do projeto os alunos da Emefei Maria Augusta Canto Camargo Bilia, do Parque Planalto.
Publicado em: 27/08/2009 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal